quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cingapura: rotina totalmente diferente


A temporada de F1 é cheia de GPs que chamam a atenção por diferentes motivos: pode ser pela tradição, pelas festas, pela qualidade da pista ou por tantas outras variáveis. A etapa de Cingapura é um marco de ousadia. Desde 2008 no calendário, foi a primeira e segue sendo a única prova noturna da categoria.
Na sexta-feira, os treinos acontecem às 18h e 21h30 no horário local. No sábado, o último treino livre começa às 18h e o classificatório, às 21h. E no domingo, a corrida tem a largada às 20h. Para o Brasil e para a Europa, não muda praticamente nada. Os eventos continuam acontecendo nas mesmas faixas horárias de costume. Mas para os pilotos…
“A parte mais difícil do final de semana é que, por mais que a gente mantenha a rotina no horário europeu, há uma certa dificuldade psicológica, acho… ou biológica, de se manter acordado à noite e dormir durante o dia. É meio esquisito”, diz Bruno.
O piloto da Williams explica: “Você vai para a pista no fim da tarde, quando está começando a escurecer. Aí, fica o tempo inteiro no escuro porque é noite, obviamente. Você começa a ficar com sono, parece que passa mais devagar”.
Mas o GP de Cingapura tem um outro lado. Por mais que cause uma certa bagunça no organismo, tem algo de mais tranquilo que as outras etapas: “A atmosfera é mais relaxada. Por algum motivo, todo mundo fica mais tranquilo. Vamos dormir às 5h, acordamos às 13h, vamos para a pista… É bem estranho, mas, para mim, menos cansativo no geral”, diz Bruno.
Os cuidados com alimentação são um pouco maiores no sentido de evitar comidas pesadas à noite: “Tem que comer coisa leve para não pesar na hora errada. E fazer os treinos físicos na hora certa também é importante. Senão, chega 3h da manhã e você quer dormir de qualquer jeito, seu corpo não quer mais ficar acordado e você tem que se arrastar até as 5h”, conta.
Bruno chegou a Cingapura já neste início de semana para cumprir compromissos com patrocinadores, o que deve facilitar sua adaptação também ao clima local, quente e úmido.

Fonte: Tazio/Acelerando com Bruno Senna.

*****

Beijinhos,
Ana =)

Nenhum comentário: