segunda-feira, 4 de junho de 2012

Por protestos, organização do GP do Canadá cancela eventos de quinta-feira em Montreal

Por conta de protestos dos estudantes canadenses, insatisfeitos com o aumento das taxas dos ensinos universitário, pré-universitário e profissionalizante, os promotores do GP cancelaram uma série de eventos que teria portões abertos ao público


A organização do GP do Canadá decidiu cancelar uma série de eventos que teriam portas abertas ao público na próxima quinta-feira (7). O motivo é a onda de protestos dos estudantes de Québec, insatisfeitos com o aumento das taxas dos ensinos universitário, pré-universitário e técnico-profissionalizante da região. Por medida de segurança, os promotores da prova decidiram cancelar a liberação da entrada no circuito Gilles Villeneuve aos fãs da F1 na quinta. Em 2011, mais de 12 mil pessoas estiveram presentes à pista na véspera do início das atividades de pista, segundo o diário local ‘La Presse’.

Pelo mesmo motivo, na semana passada, a organização Anonymous cumpriu a promessa e atacou o site oficial da F1, assim como já fizera no fim de semana do GP do Bahrein, mas, dessa vez, o ato foi em solidariedade aos estudantes canadenses. Os protestos ocorrem desde março.

“Considerando as várias recentes ameaças, a entrada livre revelou alguns riscos que não podemos ignorar. Queremos expressar as nossas sinceras desculpas aos fãs da F1, entre eles, uma boa parte dos nossos torcedores que gostam desse encontro anual com as equipes do Mundial”, comentou François Dumontier, promotor da prova, bastante preocupado.

“Não podemos negar que algo está acontecendo em Montreal, mas o que está sendo veiculado nos meios de comunicação estrangeiros é sempre o mesmo: imagens impressionantes de bombas de gasolinas e confrontos com a polícia”, disse o dirigente. “Estou tentando tranquilizar as pessoas que me perguntam sobre isso. Há pessoas da F1 que chegaram há poucos dias e elas não me disseram nada sobre a situação”, complementou Dumontier em entrevista ao ‘La Presse’.

Para garantir a segurança do evento, o promotor assegurou que há um plano especial para o fim de semana. “Nós não vamos divulgar os detalhes, mas nós temos um plano elaborado. Aumentamos a segurança, analisamos alguns pontos que podem ser mais vulneráveis e, ao longo de várias semanas, estamos trabalhando em conjunto com a polícia”, finalizou.

Fonte: Grande Prêmio

*****

Bjinhos,
Ana

Nenhum comentário: