sexta-feira, 1 de junho de 2012

Acelerando: Bruno usa GP2 para ajudar na análise de pneus

Nos finais de semana em que há GP2, sempre tento chegar mais cedo justamente para assistir às corridas deles", revela Bruno Senna ao Acelerando.
É claro que Bruno o faz para torcer por Luiz Razia e Felipe Nasr, brasileiros na categoria, mas há ainda uma outra motivação, muito mais técnica: "Você aprende sobre os pneus, dá pra ter uma boa ideia", diz.
O maior desafio de Bruno Senna nesta temporada é se adaptar às características dos pneus Pirelli, que se desgastam mais rapidamente que os anteriores, por exemplo.
"O pneu da GP2 é o mesmo que a gente usa [na F1]. O composto é um pouco mais macio, mas o pneu tem o mesmo tipo de comportamento e dá para ter uma ideia razoável do que os pneus estão fazendo na pista. O carro de GP2 desliza um pouco menos do que o nosso, porque nós temos mais potência", explica.
De qualquer maneira, o brasileiro usa suas observações para ajudá-lo no que diz respeito à estratégia: "Ajuda a dar uma ideia do que fazer em termos de paradas para trocas de pneus. Além disso, dá pra observar a performance deles na largada. Tem uma série de informações que você pega e nas quais dá pra basear o estudo da estratégia".
Como exemplo, Bruno citou o que observou em uma das provas da GP2 no final de semana em Mônaco: "O pessoal usou este pneu supermacio por umas 30 voltas, significa que o pneu durou bem. O Razia, mesmo, fez a melhor volta dele na última volta da corrida. O pneu parecia ter uma performance razoável", analisa Bruno.
Ao fim da prova, Bruno conseguiu marcar o único ponto da Williams no GP, terminando na décima colocação.
Fonte: Blog Acelerando com Bruno Senna.

*****

Bjinhos,
Ana

Nenhum comentário: