segunda-feira, 21 de maio de 2012

O motorhome de Bruno na temporada européia

Para os fãs, um GP de F1 geralmente começa na sexta-feira e vai até o domingo, dias em que os carros estão na pista. Para os pilotos, no entanto, quarta-feira já é dia de trabalho in loco. Tanto tempo passado na pista requer um local onde os esportistas possam descansar, se recuperar, fazer reuniões. O "vestiário" da F1 é o motorhome do time.
No caso de Bruno, a Williams separa um espaço para ele e outro para seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado. São dois caminhões montados um de cada lado do hospitality centre do time, cujas portas dão exatamente para o salão onde a Williams serve as refeições e acolhe seus convidados.
O Acelerando apresenta agora, com exclusividade, o motorhome da Williams para Bruno Senna na temporada 2012, "estreado" no GP da Espanha, no domingo passado. Até então, Bruno não saberia como seria o seu "canto", já que as estruturas utilizadas pelas equipes nos GPs fora da Europa (Austrália, Malásia, China e Bahrein, até agora) são diferentes em cada local. Sob uma luz azulada, sol batendo nos vidros da cor da Williams, é o próprio Bruno quem descreve cada parte do motorhome.


Aqui é minha sala. É excelente, a melhor que eu já tive até agora! Estes são meus capacetes de corrida. Tem o de chuva, com a viseira transparente e entradas de ar pra trás, que é pra não ter muito spray de água; tem o capacete com a viseira média, não muito escura, que eu uso nos dias nublados; e tem a viseira escura, que é para os dias de sol. Além disso, tem também a minha bicicleta. Uso aqui na pista quando venho fazer o reconhecimento na quarta e na quinta, e já aproveito para não perder o treino físico."


"Esta é a minha maca. Depois dos treinos, fazemos um pouco de fisioterapia para não travar os músculos. Do outro lado, tem a sacola com as coisas do fisioterapeuta. Minhas toalhas, luvas, sapatilhas, minha caixinha de som. Tem que ter sempre as minhas coisas tecnológicas, aqui! (risos) Meu tablet, minha mala."
Bruno revela ainda o que há dentro de uma bolsa com os dizeres "training kit", ou "kit de treinamento": "São as luvas de boxe que nós usamos para fazer o aquecimento. Tem elásticos também e esta bolinha pra treinar o reflexo. Você joga ela no chão e ela pinga em qualquer lugar, você tem que reagir à bolinha. Mas só fazemos isso um dia antes de entrar na pista porque é agressivo, cansa muito".


"Aqui tem as coisas do [piloto reserva da Williams Valtteri] Bottas e esse secador de capacetes. Tem três modos: um que só joga ar, o que joga ar quente e o que joga ar quente com ozônio. O ozônio mata as bactérias, então o capacete não fica mal-cheiroso. Aqui embaixo estão as caixas com equipamento, macacão."


O acesso aos motorhomes de Bruno e Pastor se dá por portas que estão dentro do hospitality do time -- Bruno à esquerda, Pastor à direita de quem entra. Mas o motorhome não abriga somente os pilotos. No caso de Bruno, por exemplo, a sala de frente para a sua é utilizada por Toto Wolff, diretor e um dos acionistas da Williams.
A divisão do espaço, no entanto, é feita pela Williams de modo que ninguém perca a privacidade. "Na F1, já tive que dividir a sala com outros pilotos. Aqui é uma para cada um. É muito espaçoso, excelente!", finaliza o brasileiro.

Fonte: Tazio/Blog Acelerando com Bruno Senna

*****

Muito bacana essa matéria. Gostei de conhecer o motorhome do Bruno, achei muito bonito.

Bjinhos,
Ana

Nenhum comentário: