terça-feira, 9 de abril de 2013

Pizzonia, Senna e Rees iniciam temporada do WEC com chances de vitória nas 6 Horas de Silverstone


Os nomes de quatro pilotos brasileiros estão confirmados para, ao menos, uma etapa do Mundial de Endurance: Lucas Di Grassi, Antonio Pizzonia, Bruno Senna e Fernando Rees. Cada um vai competir em uma das classes do WEC em 2013, LMP1, LMP2, GTE Pro e GTE Am, respectivamente. E todos têm motivos para começar o ano pensando que, em algum momento, podem subir ao degrau mais alto do pódio. A começar pelo trio que estará na pista neste domingo (14), na primeira corrida do ano: as equipes de Pizzonia, Senna e Rees têm potencial para vencer.

Pizzonia está certo para correr apenas em Silverstone, por enquanto. O manauara, que está disputando a Grand-Am em tempo integral em 2013, será companheiro de Tor Graves e James Walker na equipe Delta-ADR, o time oficial da Nissan, que triunfou na etapa inglesa do Mundial em agosto do ano passado.


Pizzonia já testou o protótipo LMP2 da Delta, e fez muitos elogios ao equipamento. “Foram dois treinos muito produtivos em Paul Ricard. O tempo ajudou e conseguimos fazer tudo o que precisávamos. Eu me adaptei muito bem ao carro, que é fabuloso e estou muito feliz com o resultado final”, disse o piloto. No último sábado, ele estava em Barber, cumprindo seus compromissos com a MSR na Grand-Am e terminou a etapa do Alabama na quinta posição; após a corrida de Silverstone, ele retornará aos Estados Unidos para, na semana seguinte, correr em Road Atlanta.

Acertados para a temporada completa estão os dois pilotos que andarão de GT no Mundial: Bruno Senna e Fernando Rees. Senna é piloto da Aston Martin e terá Darren Turner e Stefan Mücke como parceiros em Silverstone, mas correrá junto de Frédéric Makowiecki e Rob Bell nas demais provas. A estreia pela marca, que completa 100 anos em 2013, aconteceu em Sebring, mas um furo no radiador após um toque ainda na primeira volta comprometeu o resultado do time, que continuou na Flórida para realizar testes nos dias seguintes, incluindo uma simulação de 24 horas.

O acerto com a Aston Martin aconteceu depois que o sobrinho de Ayrton Senna ficou sem vaga na F1. “Nós estávamos procurando outras opções para correr. Nosso objetivo é vencer e ano passado a Aston Martin terminou o campeonato de maneira muito forte, ganhando corrida e terminando em segundo na temporada. Neste ano, a gente foi falar com eles, vimos que o projeto estava muito bom, então percebi a oportunidade e o potencial de uma equipe vencedora. Esse foi o grande motivo pelo qual eu os escolhi”, declarou Senna em entrevista à Revista Warm Up – a íntegra dessa conversa será publicada na edição 37 da publicação-irmã do Grande Prêmio, nos próximos dias.


Finalmente, Rees entra na temporada 2013 do WEC para defender o título que ajudou a equipe francesa Larbre a conquistar no ano passado. Rees dividirá o Corvette do time com Patrick Bornhauser e Julien Canal em todas as oito corridas – a única exceção seria uma eventual mudança na escalação para as 24 Horas de Le Mans. “Nós nos damos muito bem, nos conhecemos muito bem e trabalhamos muito bem juntos. É uma combinação que a equipe gosta muito, e que tem dado certo”, explicou Rees em entrevista ao GP.

Após uma extensa e intensa pré-temporada, a Larbre está pronta e ansiosa, nas palavras de Rees. “Fazer uma volta rápida nessa categoria significa muito pouco. O importante é ter um conjunto que funcione sendo igualmente competitivo durante seis ou mais horas e nas mãos de pilotos diferentes. Mas estamos confiantes. Ano passado, nunca fomos os mais rápidos, não largamos na pole, mas terminamos todas as corridas e boa parte delas no pódio. Isso fez toda a diferença”, avaliou o brasileiro.

Mas, por razões óbvias, a expectativa maior gira em torno de Di Grassi, que já está certo para disputar as 6 Horas de Spa, em maio, e as 24 Horas de Le Mans, em junho, ao lado de Oliver Jarvis e Marc Gené. Piloto oficial da Audi, o paulista andou bem nas duas provas que fez com a montadora alemã: foi terceiro nas 6 Horas de São Paulo, em setembro do ano passado, e segundo nas 12 Horas de Sebring, disputadas no último mês de março.


“Estou começando, se Deus quiser, a escrever uma história nas corridas de longa duração, que o Brasil tem pouco”, falou Di Grassi ao Grande Prêmio logo após a corrida de Sebring, nos Estados Unidos. “Estou aqui para correr, para vencer, deixei isso bem claro e a gente vai lutar para chegar bem preparado em Spa e depois em Le Mans”, completou.

Além de pilotos, o Brasil terá, novamente, uma etapa do Mundial de Endurance. Ela está marcada para 1º de setembro e acontecerá no autódromo de Interlagos. Em 2012, o evento marcou a primeira vitória da Toyota no retorno da montadora nipônica ao endurance, com os pilotos Alexander Wurz e Nicolas Lapierre.


Fonte: Grande prêmio

*****

Beijinhos,
Ana

Nenhum comentário: