Fruto da associação da Federação Internacional de Automobilismo com o Automóvel Clube do Oeste (ACO), que organiza as 24 Horas de Le Mans, o Mundial de Endurance (WEC) deu muito certo em 2012. Lançado em meados de 2011 e tirado do papel em março do ano passado, nas 12 Horas de Sebring, o campeonato passou por oito países, atraiu um bom público no geral e ajudou a resgatar um pouco mais da cultura das corridas de longa duração ao redor do mundo, que foi deixada de lado pela FIA durante a presidência de Max Mosley, cujos olhos ficaram voltados demais para a F1.
Depois desse primeiro ano, que correu sem grandes problemas, o WEC entra em sua segunda temporada buscando se firmar de vez entre as principais competições de automobilismo do planeta. A primeira etapa acontece neste domingo (14), na Inglaterra: as 6 Horas de Silverstone.
É claro que o interesse maior de todos estará na briga da categoria LMP1 e das duas principais montadoras envolvidas com o Mundial: Audi e Toyota. Os alemães dominam o endurance neste milênio e tiveram a honra de serem os primeiros campeões do WEC e de faturarem a primeira vitória com um carro híbrido em Le Mans – com muitos méritos. Mas os japoneses chegam a 2013 com uma operação ainda mais forte.
Em 2012, a Toyota estreou somente na terceira etapa, as 24 Horas de Le Mans, portanto, não chegou perto de bater a Audi na tabela de pontuação do campeonato. Mas, logo de cara, mostrou potencial. Andou na frente na França e passou perto de vencer em Silverstone, até conseguir a tão sonhada primeira vitória nas 6 Horas de São Paulo. Outros dois triunfos vieram nas duas últimas provas do ano, no Japão e na China.
Neste ano, cada marca terá dois protótipos na pista – menos em Spa e Le Mans, quando a Audi alinhará três carros, com Lucas Di Grassi em ação no #3. Logo, o pódio não está garantido para ninguém, o que deve tornar a competição ainda mais acirrada.
Campeão de pilotos em 2012 ao lado de André Lotterer e Benoît Tréluyer, o suíço Marcel Fässler se mostrou confiante para defender seu título quando conversou com o Grande Prêmio em Sebring, no mês passado. “Teremos um bom carro para defender nosso título e para competir contra a Toyota”, declarou. No córner azul, os desafiantes também demonstram alguma cautela. “Não será fácil porque encaramos um adversário muito difícil, então precisamos recuperar o ritmo do fim do ano passado rapidamente e andar no nosso máximo”, afirmou o austríaco Alexander Wurz, líder da Toyota.
As escalações estão assim: a Audi terá André Lotterer/Marcel Fässler/Benoît Tréluyer num carro e Tom Kristensen/Allan McNish/Loïc Duval no outro; a Toyota começa o ano com Alexander Wurz/Nicolas Lapierre e Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Stéphane Sarrazin. Kazuki Nakajima se juntará a Wurz e Lapierre em algumas provas.
Mas a classe LMP1 e o Mundial de Endurance não se resumem apenas a essa briga de gigantes. Na LMP1 há, ainda, a batalha das equipes independentes – que serão apenas duas nas 6 Horas de Silverstone. A Rebellion, de Nicolas Prost/Neel Jani/Nick Heidfeld e Andrea Bellichi/Matias Beche/Cong Fu Cheng, e a Strakka, de Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane.
Nas demais categorias, a disputa também promete e anima com relação ao futuro do campeonato. Dez protótipos vão disputar a LMP2, com a presença de equipes de peso, como a OAK, a Delta-ADR (Nissan), Lotus e Greaves. Falta a Starworks, campeã de 2012, que se inscreveu para o campeonato completo, mas que não estará em Silverstone, com dificuldades financeiras. Destaque, ainda, para a novata KC, que se tornará, em junho, a primeira equipe chinesa a andar em Le Mans.
Na GTE, a expectativa é por um ano mais equilibrado, diante de mudanças no regulamento e na equalização dos carros introduzidas após um balanço do que foi a primeira temporada do WEC. Na divisão Pro, a AF Corse volta reforçada. Campeã em 2012, liderada por Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella, a esquadra italiana contratou o japonês Kamui Kobayashi, que formará dupla com o finlandês Toni Vilander. A Porsche vem com novos carros e a Aston Martin atualizou bastante seus modelos Vantage V8, além de ter contratado o brasileiro Bruno Senna.
Campeã da GTE Am – classe que usa os mesmos carros da GTE Pro, porém, tem pilotos de classificação mais baixa nos quadros da FIA – a Larbre vai manter o trio de sucesso que disputou parte do campeonato de 2012, com o brasileiro Fernando Rees e os franceses Patrick Bornhauser e Julien Canal. A princípio, essa formação será visto em todas as oito rodadas do Mundial. Mas, justamente por conta da nova equalização dos carros, deve ser mais difícil para os pilotos do Corvette #50 se manterem no topo na luta contra Ferrari, Porsche e Aston Martin.
Depois das 6 Horas de Silverstone, o WEC passará por Spa-Francorchamps (4 de maio), Le Mans (22 de junho), São Paulo (1º de setembro), Austin (22 de setembro), Fuji (20 de outubro), Xangai (10 de novembro) e Bahrein (30 de novembro).
Confira a lista completa de inscritos para as 6 Horas de Silverstone:
1
|
André LOTTERER
Marcel FÄSSLER Benoît TRÉLUYER |
ALE
TCH FRA |
LMP1
|
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido | |
2
|
Tom KRISTENSEN
Allan McNISH Loic DUVAL |
DIN
ESC FRA |
LMP1
|
Audi Sport Team Joest
Audi R18 e-tron quattro híbrido | |
7
|
Alexander WURZ
Nicolas LAPIERRE |
AUT
FRA |
LMP1
|
Toyota
Toyota TS-030 híbrido | |
8
|
Anthony DAVIDSON
Sébastien BUEMI Stéphane SARRAZIN |
ING
SUI FRA |
LMP1
|
Toyota
Toyota TS-030 híbrido | |
12
|
Nicolas PROST
Neel JANI Nick HEIDFELD |
FRA
SUI ALE |
LMP1
|
Rebellion
Lola B12/60 Toyota | |
13
|
Andrea BELLICCHI
Mathias BECHE Cong Fu CHENG |
ITA
SUI CHN |
LMP1
|
Rebellion
Lola B12/60 Toyota | |
21
|
Nick LEVENTIS
Danny WATTS Jonny KANE |
ING
ING ING |
LMP1
|
Strakka
HPD ARX-03c Honda | |
24
|
Olivier PLA
David HEINEMEIER HANSSON Alex BRUNDLE |
FRA
DIN ING |
LMP2
|
OAK
Morgan LMP2 Nissan | |
25
|
Tor GRAVES
Antonio PIZZONIA James WALKER |
ING
BRA ING |
LMP2
|
Delta-ADR
Oreca 03 Nissan | |
26
|
Roman RUSINOV
John MARTIN Mike CONWAY |
RUS
AUS ING |
LMP2
|
G-Drive
Oreca 03 Nissan | |
31
|
Kevin WEEDA
Vitantonio LIUZZI Christophe BOUCHUT |
EUA
ITA FRA |
LMP2
|
Lotus
Lotus T128 | |
32
|
Thomas HOLZER
Dominik KRAIHAMER Jan CHAROUZ |
ALE
AUT TCH |
LMP2
|
Lotus
Lotus T128 | |
35
|
Bertrand BAGUETTE
Ricardo GONZÁLEZ Martin PLOWMANN |
BEL
MEX ING |
LMP2
|
OAK
Morgan LMP2 Nissan | |
41
|
Chris DYSON
Michael MARSAL Tom KIMBER-SMITH |
EUA
EUA ING |
LMP2
|
Greaves
Zytek Z11SN Nissan | |
45
|
Jacques NICOLET
Jean-Marc MERLIN |
FRA
FRA |
LMP2
|
OAK
Morgan LMP2 Nissan | |
47
|
Alexandre IMPERATORI
Matthew HOWSON Ka To JIM |
TCH
ING CHN |
LMP2
|
KCMG HKG
Morgan LMP2 Nissan | |
49
|
Luiz PÉREZ-COMPANC
Nicolas MINASSIAN Pierre KAFFER |
ARG
FRA ALE |
LMP2
|
Pecom
Oreca 03 Nissan | |
50
|
Patrick BORNHAUSER
Julien CANAL Fernando REES |
FRA
FRA BRA |
LM GTE Am
|
Larbre
Chevrolet Corvette C6-ZR1 | |
51
|
Gianmaria BRUNI
Giancarlo FISICHELLA |
ITA
ITA |
LM GTE Pro
|
AF Corse
Ferrari F458 Italia | |
57
|
Tracy KROHN
Niclas JÖNSSON Maurizio MEDIANI |
EUA
SUE ITA |
LM GTE Am
|
Krohn Racing
Ferrari F458 Italia | |
61
|
Jack GERBER
Matt GRIFFIN Marco CIOCI |
AFS
IRL ITA |
LM GTE Am
|
AF Corse
Ferrari F458 Italia | |
71
|
Kamui KOBAYASHI
Toni VILANDER |
JAP
FIN |
LM GTE Pro
|
AF Corse
Ferrari F458 Italia | |
76
|
Raymond NARAC
Christophe BOURRET Jean-Karl VERNAY |
FRA
FRA FRA |
LM GTE Am
|
IMSA Performance Matmut
Porsche 911 GT3 RSR | |
81
|
Enzo POTOLICCHIO
Rui AGUAS Philipp PETER |
VEN
POR AUT |
LM GTE Am
|
8Star
Ferrari F458 Italia | |
88
|
Christian RIED
Gianluca RODA Paolo RUBERTI |
ALE
ITA ITA |
LM GTE Am
|
Proton
Porsche 911 GT3 RSR | |
91
|
Jörg BERGMEISTER
Patrick PILET Timo BERNHARD |
ALE
FRA ALE |
LM GTE Pro
|
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR | |
92
|
Marc LIEB
Richard LIETZ Romain DUMAS |
ALE
AUT FRA |
LM GTE Pro
|
Porsche AG Team Manthey
Porsche 911 GT3 RSR | |
95
|
Allan SIMONSEN
Christoffer NYGAARD Kristian POULSEN |
DIN
DIN DIN |
LM GTE Am
|
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 | |
96
|
Roald GOETHE
Stuart HALL Jamie CAMPBELL-WALTER |
ALE
ING ING |
LM GTE Am
|
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 | |
97
|
Darren TURNER
Stefan MÜCKE Bruno SENNA |
ING
ALE BRA |
LM GTE Pro
|
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 | |
99
|
Paul DALLA LANA
Fréderic MAKOWIECKI Pedro LAMY |
CAN
FRA POR |
LM GTE Pro
|
Aston Martin
Aston Martin Vantage V8 | |
Fonte: Grande Prêmio
*****
Beijinhos,
Ana
Nenhum comentário:
Postar um comentário