domingo, 9 de junho de 2013

WEC: equipe de Bruno Senna lidera testes em Le Mans

Carro do brasileiro, líder do campeonato, é o 2º mais rápido da GTE Pro

SÃO PAULO - A equipe oficial da Aston Martin dominou os treinos livres das 24 Horas de Le Mans, maior evento do calendário e próxima etapa do WEC - o Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Em domingo marcado pela instabilidade climática, que manteve o longo traçado de 14 km molhado em grande parte do dia, os Vantage V8 da tradicional marca inglesa fizeram dobradinha na classe GTE Pro. O trio formado pelo inglês Darren Turner, o alemão Stefan Mücke e o escocês Peter Dumbreck estabeleceu a melhor volta em 3min58s806, superando os companheiros Bruno Senna, Fred Makowiecki (França) e Rob Bell (Inglaterra) por apenas três décimo de segundo.

Uma das mais aguardadas corridas do automobilismo mundial, as 24 Horas de Le Mans estão marcadas para os dias 22 e 23 próximos. Os ensaios de hoje foram os únicos antes da abertura das atividades de pista na semana da prova, mas o tempo não colaborou para os trabalhos iniciais de ajustes mecânicos. "O asfalto estava bastante molhado quando saímos dos boxes e, mesmo quando colocamos os pneus de seco, alguns trechos do traçado ainda estavam empoçados e perigosos, como no final da reta Mulsane. Por isso, optamos apenas em nos concentrar na checagem da aerodinâmica e da parte eletrônica", afirmou Bruno Senna, líder da classificação de pilotos da GTE Pro depois da vitória em Silverstone e do 2º lugar em Spa.

A limitada aderência do piso, reforçada pelas temperaturas baixas na região, contribuiu para o expressivo número de acidentes. "Bateu gente de todas as categorias, tanto entre os protótipos LMP1 e LMP2 quanto entre os carros de turismo", disse Bruno, que também passou por alguns sustos no circuito escorregadio. Embora a categoria disponibilize três tipos de compostos de seco, além das opções de chuva (intensa e intermediária), a Aston Martin optou por calçar os carros apenas com os moldes. "Foi uma questão de segurança, já que esses pneus geram maior aderência", explicou o brasileiro.

Apesar de a Aston Martin ter encabeçado a folha de tempos, os resultados não dão margem a qualquer prognóstico a respeito da prova, já que as diferença foram quase irrelevantes. O extenso circuito de Le Sarthe utiliza longos trechos de via pública, fechados ao público apenas ocasiões especiais, como no final de semana da corrida e, excepcionalmente, para os ensaios coletivos únicos.

O resultado dos treinos da GTE Pro:

1 - Darren Turner-Stefan Mücke-Peter Dumbreck, Vantage, 3min58s806 (205,5 km/h)
2 - Bruno Senna-Fred Makowiecki-Rob Bell, Vantage, 3min59s148
3 - Richard Lietz-Marc Lieb-Romain Dumas, Porsche 911 RSR, 3min59s410
4 - Jorg Bergmeister-Patrick Pilet-Timo Bernhard, Porsche 911 RSR, 3min59s420
5 - Jan Magnussen-Antonio Garcia-Jordan Taylor, Corvette C6 ZR1, 3min59s491
6 - Pedro Lami-Bill Auberlein-Paul Dalla Lana, Vantage, 3min59s574
7 - Richard Westbrook-Tom Milner-Oliver Gavin, Corvette C6 ZR1, 4min00s319
8 - Kamui Kobayashi-Toni Vilander-Olivier Beretta, Ferrari F458, 4min00s456
9 - Jonathan Bomarito-Tom Kendall-Kuno Wittmer, Dodge Viper GTS-R, 4min01s731
10 - Ryan Dalziel-Marc Goossens-Dominic Farnbacher, Dodge Viper GTS-R, 4min03s281

Fonte: MF2

Nenhum comentário: