Brasileiro é líder da classe GTE Pro do Campeonato Mundial de Endurance
Vencedor em Silverstone, segundo colocado em Spa e líder da classe
GTE Pro do Campeonato Mundial de Endurance, Bruno Senna inicia neste
domingo a preparação para as 24 Horas de Le Mans, a mais aguardada
corrida do FIA WEC — Campeonato Mundial de Endurance. Depois de uma
breve passagem pelo Brasil para atender compromissos com patrocinadores,
Bruno regressou na noite de quarta-feira à Europa, preocupado com o
acréscimo de 10 quilos no peso dos Vantage da equipe oficial da Aston
Martin introduzido a partir dos treinos livres do fim de semana.
— As Ferrari 458 já estavam muito competitivas na Bélgica. Com esse
lastro extra que teremos de carregar, a disputa ficará ainda difícil —
reconheceu.
O Mundial de Endurance procura manter permanentemente o equilíbrio de
forças por meio do Balance of Performance. Após as seis horas de Spa,
vencidas pela marca italiana, o comitê responsável pela área técnica
decidiu pela ampliação do peso mínimo dos Vantage e o aumento do
restritor de ar dos Porsche RS 911 em mais 0.3 milímetros, visando ao
incremento da velocidade do carro alemão.
Os ensaios coletivos serão os únicos antes da abertura definitiva da
pista para o evento dos dias 22 e 23 próximos — os 14 km do circuito de
Le Sarthe utilizam vias públicas, que só serão fechadas na semana da 90ª
edição de uma das provas mais tradicionais do calendário
automobilístico mundial. Os 56 inscritos estarão presentes e os carros e
pilotos estreantes, ou que não participem da corrida há três anos,
terão obrigatoriamente de completar ao menos 10 voltas.
A classe GTE Pro terá uma janela de duas horas, entre as 9 e as 11 h
de Brasília, para os trabalhos das equipes. Bruno estará novamente
acompanhado pelo francês Fred Makowiecki e pelo inglês Rob Bell, agora
com o carro de número 99 — correu com o 97 em Silverstone e com o 98 em
Spa.
— Não é muito tempo, mas é o que temos. Na verdade, acho que estes
testes servem mais como um simulado da organização. Dados como os de
consumo de pneus e de combustível serão difíceis de conseguir por causa
dessa limitação — explicou.
Além de toda a história que cerca a prova e da meta da Aston Martin
de alcançar a vitória no ano em que comemora seu centenário de fundação,
Bruno tem mais um motivo para sonhar com um resultado que o mantenha no
topo da tabela: por causa de sua longa duração, as 24 Horas de Le Mans
distribuirão pontos em dobro. No momento, Bruno lidera com 44 pontos,
contra 38 do alemão Stefan Mücke e do inglês Darren Turner, seus
parceiros em Silverstone.
Fonte: Zero Hora
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