quarta-feira, 11 de julho de 2012

As disputas com Hulk e Button

Bruno Senna protagonizou, no GP da Grã-Bretanha, uma interessante disputa por posição com Jenson Button, da McLaren, atrás do brasileiro, e Nico Hulkenberg, da Force India. A briga ganhou destaque da transmissão de televisão em dois momentos, quando Button chegou perto de Bruno e quando Bruno, nas últimas voltas, finalmente passou Hulkenberg.

Os três “se encontraram” depois da primeira rodada de pitstops. Bruno era o sexto quando parou na volta 15 (largou em 13º) e Hulkenberg era o quinto ao parar na volta 16 (largou em 14º). Na volta 17, já estavam logo à frente de Button formando uma espécie de “trenzinho” que disputaria posição até o fim da prova.

Mais lento do que a Williams, o piloto alemão segurou Bruno e Button durante a maioria das voltas. Houve um momento em que a diferença média entre eles era de meio segundo, e de Hulkenberg para o pelotão da frente era de seis segundos. Ali, eram três pilotos lutando pelas duas últimas vagas na zona de pontuação.

Button chegou a atacar Bruno, mas uma defesa limpa e melhor ritmo acabou deixando o piloto da McLaren para trás. Depois da prova, Button comentou a situação da McLaren em comparação com a equipe de Grove: “Mesmo seguindo a Williams [carro de Bruno Senna], você pode ver como eles estão fortes. Eles conseguem colocar o carro em áreas [da pista] nas quais eu não conseguia imaginar colocar o carro e sair intacto”, disse.

Depois de deixar Button um pouco mais para trás, o final da prova foi um jogo de paciência e atenção para Bruno Senna. Ao mesmo tempo em que Hulkenberg conseguia segurá-lo, Bruno aguardava o momento em que os pneus do alemão estariam mais suscetíveis para tentar atacá-lo. O último stint de Hulkenberg durou 35 voltas e foi feito com um jogo novo de pneus macios, enquanto Bruno também estava com um jogo novo, mas de pneus duros, e durante 30 voltas. Os compostos duros reconhecidamente duram mais e, num stint menor, não demoraria para Bruno Senna se aproximar do rival da Force India.

Foi só na antepenúltima volta em Silverstone que Bruno finalmente partiu para cima. Usando a asa móvel, ficou lado a lado com Hulkenberg no último setor da pista para passá-lo por fora. Na reta, Hulk ainda tentou dar o troco emparelhando com Bruno, mas o brasileiro abriu para a esquerda na entrada da primeira curva e conseguiu se manter à frente — Hulkenberg perdeu o controle do carro e terminou perdendo posição também para Button e Kamui Kobayashi, da Sauber.

Não à toa Bruno saiu animado da nona etapa do ano. O controle do carro demonstrado durante as disputas resultou inclusive no piloto da Williams recebendo uma espécie de “agradecimento” de Hulkenberg pela disputa limpa, quando os dois se encontraram fora dos carros.

A próxima etapa da F1 acontece em Hockenheim, na Alemanha, no dia 22 de julho.

Fonte: Tazio/Acelerendo com Bruno Senna

*****

Simplesmente ADOREI, essa disputa do Bruno com o Hulk e o Button. Foi uma disputa limpa e com uma belíssima ultrapassagem do Bruno no finalzinho da prova. Ele soube cuidar bem dos pneus, se defender do Button (o que não é fácil), e ainda soube atacar na hora certa!! Fiquei muito feliz com essa corrida e esse resultado do Bruno!!
Bjinhos,
Ana

Nenhum comentário: