Quem se surpreenderia? Sébastien Buemi nos segundos finais, a tônica dos treinos livres da F-E desde o começo da categoria. A 25 segundos do final, o suíço emplacou uma volta impressionante: 1min15s179, para bater em 1s148 um Sam Bird que já tinha ele mesmo uma vantagem enorme para quem vinha atrás. Bons ventos para Buemi começar o dia sob o céu de Punta del Este neste sábado (19).
Apesar de mais uma vez de Buemi na frente, a Virgin acabou sendo o centro das atenções no treino. Bird, sobretudo. O inglês, que acabou tendo um dia péssimo em Punta um ano atrás, fazia o tempo mais rápido com sobras. Ele acompanhara Buemi e Lucas Di Grassi o tempo todo, mas a sete minutos do final encheu o muro e arrumou problemas para a equipe.
Di Grassi completou a tríade dos pilotos que andaram na frente o tempo praticamente inteiro. No fim, ele ficou até que bem atrás de Bird e Buemi, quase 2s mais lento que o suíço. Mostrou, porém, que tem tudo para um dia forte. Em dado momento, chegou a fazer manobras de corrida para mostrar a Buemi que estava atrás. A briga pelo título, ao menos neste início, é entre os dois.
Confira como foi o treino:
Vergne também foi parte do treino da Virgin. O francês parou na pista no começo da sessão e saiu andando pela pista, causando duas bandeiras vermelhas num espaço de três minutos. Terminou no quarto lugar, porém.
Quem mais andou na pista foi Nelsinho Piquet, que deu 22 voltas. Jérôme D'Ambrosio, António Félix da Costa e o novato Oliver Rowland deram 21 giros, enquanto Di Grassi e Simona de Silvestro chegaram às duas dezenas de voltas.
Robin Frijns, Nicolas Prost, Stéphane Sarrazin, D'Ambrosio, Loïc Duval e Piquet encerraram o top-10. Bruno Senna ficou com a 14ª colocação, logo atrás de Rowland.
Confira como foi o treino:
Um mês e meio depois da última atividade oficial, a F-E voltou à ação na manhã deste sábado (19). Na primeira leva de pilotos à pista, foi Nelsinho Piquet quem pulou na frente, mas claramente algo que não duraria muito - as voltas ainda eram muito lentas.
Logo, como de costume, Sébastien Buemi entrou de sola e pulou para a frente conforme os tempos caíam. Enquanto 1min18s era a marca, o suíço jogou a ponta para 1min17s550.
30 minutos ainda no relógio, e a bandeira vermelha apareceu pela primeira vez. Jean-Éric Vergne, então com o décimo tempo, ficou parado na pista com problema na Virgin #25. Aliás, um início de temporada bastante problemático para JEV.
Três minutos depois a direção de prova largou mão da bandeira verde. Só que durou apenas uns 30s, porque perceberam que Vergne, saiu do seu carro e resolveu caminhar pela pista.
Enquanto Vergne vivia às voltas com suas dificuldades, Sam Bird mostrava que a Virgin tinha condições de boas voltas. Ele já era o melhor piloto após Buemi mesmo antes de baixar a volta para 1min17s617.
Quem foi fazer o mesmo na sequência foi Lucas Di Grassi, que passou o inglês. Daniel Abt seguia com o quarto posto, mas só até Vergne voltar à pista, 14 minutos antes do fim. Enquanto isso, no pit-lane, Oliver Turvey ficou parado. Piquet fez algo semelhante em Putrajaya por conta de um problema de aceleração.
Agora segundo e querendo mostrar que a liderança do campeonato não é a menor coincidência, Di Grassi veio 'baforando no cangote' de Buemi - mesmo ainda sendo o primeiro treino livre do dia.
Logo na sequência, com Buemi nos boxes, Di Grassi fez a volta mais rápida: 1min17s505. O suficiente para se manter na ponta por quatro minutos, até Bird cravar 1min16s327 a dez minutos do final do treino.
Na fase final do treino, os acidentes se apresentaram. Primeiro, Nathanaël Berthon escapou e tocou o muro - sua suspensão dianteira ficou danificada. E a sete minutos do fim, Bird teve uma falha na suspensão e aí, sim, bateu no muro. Bandeira vermelha e preocupação com o carro a Virgin para o resto do dia.
Parecia que o treino nem sequer voltaria, mas até voltou. Não teve tanta movimentação de voltas rápidas, já que os pilotos tiveram apenas dois minutos para voltar. Mas teve Buemi e seu caso de amor com os momentos finais. A 15 segundos do final, o vice-líder do campeonato destruiu o tempo de Bird: 1mins15s179. Em outro nível, Sébastien ficou com a liderança.
O segundo treino começa às 11h30 (de Brasília).
F-E, TL1, Punta del Este:
O segundo treino começa às 11h30 (de Brasília).
F-E, TL1, Punta del Este:
1 | SÉBASTIEN BUEMI | SUI | E.DAMS | 1:15.179 | 19 | |
2 | SAM BIRD | ING | VIRGIN | 1:16.327 | +1.148 | 16 |
3 | LUCAS DI GRASSI | BRA | AUDI ABT | 1:17.155 | +1.976 | 20 |
4 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | VIRGIN | 1:17.930 | +2.751 | 15 |
5 | ROBIN FRIJNS | HOL | ANDRETTI | 1:18.052 | +2.873 | 19 |
6 | NICOLAS PROST | FRA | E.DAMS | 1:18.101 | +2.922 | 19 |
7 | STÉPHANE SARRAZIN | FRA | VENTURI | 1:18.118 | +2.939 | 19 |
8 | JÉRÔME D'AMBROSIO | BEL | DRAGON | 1:18.175 | +2.996 | 21 |
9 | LOÏC DUVAL | FRA | DRAGON | 1:18.274 | +3.095 | 15 |
10 | NELSINHO PIQUET | BRA | CHINA | 1:18.292 | +3.113 | 22 |
11 | ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA | POR | AGURI | 1:18.415 | +3.236 | 21 |
12 | DANIEL ABT | ALE | AUDI ABT | 1:18.421 | +3.242 | 18 |
13 | OLIVER ROWLAND | ING | MAHINDRA | 1:18.428 | +3.249 | 21 |
14 | BRUNO SENNA | BRA | MAHINDRA | 1:19.053 | +3.874 | 19 |
15 | OLIVER TURVEY | ING | CHINA | 1:19.120 | +3.941 | 17 |
16 | NATHANAËL BERTHON | FRA | AGURI | 1:19.305 | +4.126 | 8 |
17 | SIMONA DE SILVESTRO | SUI | ANDRETTI | 1:19.639 | +4.460 | 20 |
18 | JACQUES VILLENEUVE | CAN | VENTURI | 1:20.338 | +5.159 | 18 |
Fonte: Grande Prêmio
Nenhum comentário:
Postar um comentário