terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Por causa da Copa e da F-1, Interlagos encerrará o Mundial de Endurance

Para evitar conflitos com o futebol e ter o circuito à disposição, etapa brasileira do campeonato de corridas de longa duração, as 6h de SP, muda para 30 de novembro

A realização da Copa do Mundo de Futebol em solo brasileiro e o GP do Brasil de Fórmula 1 provocaram uma mudança no calendário de outro Mundial que passará pelo Brasil em 2014: o de Endurance. O torneio de corridas de longa duração, que é composto por oito provas, trocou a data original das 6h de São Paulo, que seriam disputadas no fim de agosto, para o dia 30 de novembro. Com a alteração, Interlagos passa a receber a última etapa do campeonato, duas semanas depois do GP do Brasil de Fórmula 1.

As atenções da mídia e dos patrocinadores para o maior torneio de futebol do planeta, que será sediado pelo Brasil pela segunda vez na história (a primeira foi em 1950), fizeram os organizadores buscarem uma alternativa no calendário. Mas a visita da F-1 a São Paulo também teve peso na mudança de data, já que a realização do GP no começo de novembro obriga a prefeitura da cidade a fechar mais cedo a pista para que seja feita a preparação do autódromo para a penúltima etapa do Mundial de Fórmula 1, que neste ano terminará em Abu Dhabi.

Originalmente, o Brasil figurava como a quarta etapa do Mundial de Endurance, fechando a primeira metade do FIA WEC 2014. A prova brasileira seria realizada após as lendárias 24h de Le Mans, disputadas há mais de 90 anos, e que deram origem ao campeonato. Nas duas edições já disputadas no atual formato, que existe desde 2012, a Audi triunfou, mantendo também sua hegemonia em Le Mans, onde faturou 12 vitórias em 15 participações. No entanto, só conseguiu vencer as 6h de SP no ano passado, já que, em 2012, a Toyota  triunfou em solo paulistano.

Em 2013, os representantes brasileiros no torneio foram Lucas di Grassi, na classe principal (P1), Antonio Pizzonia na P2, Bruno Senna na GTE-Pro e Fernando Rees na GTE-Am. Bicampeão mundial de Fórmula 1 e duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Emerson Fittipaldi é o promotor da etapa brasileira. Uma das atrações para a temporada 2014, além do duelo Audi x Toyota, é a chegada da Porsche com dois protótipos na classe P1. Um deles terá ao volante o australiano Mark Webber, que até o fim do ano passado competia pela RBR na Fórmula 1.

Veja o novo calendário 2014 do Mundial de Endurance:

20 de abril – 6 horas de Silverstone (Inglaterra)
3 de maio – 6 horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
14 e 15 de junho – 24 horas de Le Mans (França)
20 de setembro – 6 horas de Austin (EUA)
12 de outubro – 6 horas de Fuji (Japão)
2 de novembro – 6 horas de Xangai (China)
15 de novembro – 6 horas do Bahrein (Bahrein)
30 de novembro – 6 horas de São Paulo (Brasil)

Nenhum comentário: