terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Com Bruno Senna, Fórmula E pode ter pilotos de Indy, Endurance e ex-F-1

Categoria de carros elétricos que estreia em 2014 tem turma experiente entre os inscritos, incluindo um tetra da Indy e dez ex-Fórmula 1, como o brasileiro Di Grassi

A Fórmula E, categoria de monopostos movidos a energia elétrica que fará sua estreia em meados de 2014, anunciou nesta segunda-feira em seu site oficial os 16 competidores que estão confirmados "Clube de Pilotos" - ou seja, aqueles que demonstram interesse em participar da categoria e que poderão disputar a primeira temporada, que irá até a metade de 2015 e terá uma corrida no Rio de Janeiro, em novembro. Além do brasileiro Lucas di Grassi, que disputa o Mundial de Endurance pela Audi e é o diretor de projetos especiais da Fórmula E, outro ex-Fórmula 1 pode defender as cores do País na categoria: Bruno Senna, que após competir nas equipes HRT, Lotus e Williams, disputou o Mundial de Endurance em 2013 pelo time oficial da Aston Martin e encerrou a temporada disputando a Corrida do Milhão da Stock Car.

Além dos brasileiros, há outros nomes com passagem pela F-1 inscritos na Fórmula E. Como o italiano Vitantonio Liuzzi e o suíço Sebastien Buemi, que fizeram dobradinha no Kart das Estrelas deste ano, o holandês Christijan Albers, os indianos Karun Chandhok e Narain Karthikeyan, o japonês Takuma Sato e os franceses Franck Montagny e Sébastien Bourdais. Tetracampeão da Indy, Bourdais lidera a turma que compete nos EUA e que vai encarar a empreitada. Além dele e de Sato, também farão parte da Fórmula E o espanhol Oriol Serivia e os norte-americanos J.R. Hildebrand e Marco Andretti.

Das dez equipes confirmadas no torneio, há um time liderado pelo ator Leonardo DiCaprio, outro pelo tetracampeão mundial Alain Prost e duas equipes que já competiram na Fórmula 1, a Super Aguri e a Virgin. A Andretti e a Dragon, times da Indy, também disputarão a competição.

Contudo, o motor elétrico – que fará com que o tradicional barulho dos propulsores a combustão não seja ouvido pelos fãs – não é a única diferença deste carro em relação aos demais monopostos. Os pneus também serão desenvolvidos em um sistema “todo terreno”. Traduzindo: não haverá pneus macios ou duros, nem pneus de pista seca ou de chuva. Semelhantes aos pneus radiais dos carros de passeio, os compostos da Fórmula E vão durar um fim de semana inteiro e terão capacidade de andar em qualquer condição de aderência.
 
Outra novidade interessante promete mexer com a dinâmica dos pit stops. Quem acompanha as corridas de várias categorias está acostumado a ver os carros entrarem nos boxes para trocar pneus e, dependendo do caso, reabastecer. Na Fórmula E, será diferente.

Como a bateria tem duração estimada de 25 minutos e as corridas terão previsão de 40 minutos, cada piloto fará uma parada para trocar de carro, deixando o cockpit para pegar o segundo monoposto, que estará carregando até o momento da troca.

Chancelada pela Federação Internacional de Automobilismo, a Fórmula E é um campeonato mundial que tem como objetivo promover o desenvolvimento de carros elétricos e do automobilismo sustentável. Com dez etapas no campeonato, as provas serão realizadas aos sábados, sempre em circuitos de rua montados em centros urbanos. A ideia é justamente aproximar os habitantes de grandes cidades desta tecnologia mais sustentável.

Veja os pilotos inscritos para a temporada 2014/2015 da Fórmula E:

Daniel Abt (ALE) – GP2
Christijan Albers (HOL) – Ex-Fórmula 1e ex-DTM
Marco Andretti (EUA) – Fórmula Indy
Sébastien Bourdais (FRA) – Ex-Fórmula 1, tetracameão da Indy (2004 a 2007)
Sebastien Buemi (SUI) – Mundial de Endurance, ex-Fórmula 1 e reserva da RBR
Karun Chandhok (IND) – Ex-Fórmula 1
Lucas di Grassi (BRA) – Mundial de Endurance, ex-Fórmula 1
J.R. Hildebrand (EUA) – Fórmula Indy
Ma Qing Hua (CHN) – Reserva da Caterham na Fórmula 1
Narain Karthikeyan (IND) – Ex-Fórmula 1
Vitantonio Liuzzi (ITA) – Ex-Fórmula 1
Franck Montagny (FRA) – Ex-Fórmula 1
Takuma Sato (JPN) – Fórmula Indy, ex-Fórmula 1
Bruno Senna (BRA) – Mundial de Endurance, ex-Fórmula 1
Oriol Servia (ESP) – Fórmula Indy
Adrien Tambay (FRA) – DTM


Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário: