O domínio é das e.dams, verdade, mas a Dragon sempre dá um jeito de se esgueirar. Sébastien Buemi errou, e Jérôme D'Ambrosio mostrou fibra e velocidade para completar ser pole em treino marcado também por pancada forte de Nelsinho Piquet
Os rivais mais próximos foram piorando seus tempos na superpole e aí chegou a hora de Sébastien Buemi. Mas o líder do campeonato da F-E errou, travou os pneus e sobrou para Jérôme D'Ambrosio a posição de honra do eP da Cidade do México. O belga foi o único a melhorar sua volta na superpole, muito mais que o suficiente para cravar a segunda pole-position do ano - a outra tendo sido em Punta del Este.
Ao lado dele na primeira fila vai estar Nicolas Prost. O francês conseguiu o que é cada vez mais raro: chegar à frente de Sébastien Buemi. O #9 piorou sua volta em relação à fase classificatória do treino, é bem verdade, mas os outros três fizeram ainda pior.
Lucas Di Grassi e Daniel Abt são terceiro e quarto colocados sem brilho, mas com absoluta certeza o brasileiro não vai reclamar da sorte. Estar em vantagem em relação a Sébastien Buemi pesa positivamente no resultado.
Buemi, mais rápido que foi na fase classificatória, foi o último a ir à pista - e dando a impressão de que era imbatível. Talvez fosse, caso não se atrapalhasse. Ele errou logo no início da volta rápida, então o resultado foi explicitado. D'Ambrosio fica com os três pontos da pole e volta ao quarto lugar do campeonato.
Para Buemi, não que seja estranho ter de recuperar posições - ele já fez isso outras vezes durante esta temporada. Provavelmente é o que vai salvando o ano, aliás, em termos de competitividade. A Cidade do México apresenta mais uma chance de um show do suíço.
Confira como foi o treino de classificação:
Vergne lidera grupo desanimado
Grupo 1 - Jean-Éric Vergne, Stéphane Sarrazin, Loïc Duval e Nick Heidfeld:
Três dos quatro pilotos presentes no primeiro grupo estiveram, por curiosidade, nesta mesma posição em Buenos Aires. Boa parte da classe média da F-E estava representada, visto que Mahindra, Virgin, Dragon e Venturi tinham um representante cada.
E quem anda passando muito bem nas classificações, Sarrazin, não foi bem. Passou com 1min04s583. O que aconteceu, no entanto, é que todos do grupo passaram com tempos altos. Ninguém conseguiu baixar do 1min04s - como seis pilotos fizeram no TL2.
Dentro o que foi possível, Vergne andou na frente com 1min04s268. E foi uma boa vantagem para Duval, até. O compatriota francês anotou 1min04s492, enquanto o única não-gaulês do grupo, Heidfeld, ficou com o terceiro tempo do grupo.
Grupo 2 - Jérôme D'Ambrosio, Sébastien Buemi, Lucas di Grassi e Bruno Senna:
A pressa era tamanha que Buemi embicava na traseira de Di Grassi para abrir espaço e fazer sua volta rápida. Até que o suíço percebeu que não ia dar certo e deixou o rival abrir. Mas sem problemas o grupo passou de passagem.
Isso porque D'Ambrosio conseguiu rapidamente baixar de 1min04s: fez 1min03s992 e melhorou em relação a todo mundo do grupo inicial com muitas sobras.
Mesmo assim, o belga da Dragon só terminou como o terceiro mais veloz do grupo - e com plenas chances de ir para a superpole. Porque foram os líderes do campeonato que tomaram de assalto. Di Grassi foi 0s002 mais rápido, sendo momentaneamente o líder.
Só que nem deu para comemorar muito. Buemi cravou 1min03s667, o que não é o tempo mais rápido do dia, mas o suficiente para fazer o favorito na Cidade do México garantir seu lugar na próxima fase do treino.
Ponto negativo para Senna, que travou as rodas na entrada da primeira chicane, rodou e tocou a barreira de contenção. Sobrou uma suspensão quebrada e o último lugar para o piloto que não marcou tempo.
Prost mostra que há vida no #9
Grupo 3 - Nicolas Prost, Simona de Silvestro, Daniel Abt, Oliver Turvey e António Félix da Costa:
Diferente do companheiro, Prost conseguiu correr para a pista na frente dos rivais. E, ao contrário do que tem feito na maior parte, o piloto da e.dams não decepcionou: marcou 1min03s877 e foi ao segundo lugar geral, se garantindo na superpole.
Abt, na sequência, decepcionou. Aliás, ele e Turvey vinham sendo extremamente rápidos nos treinos livres e não conseguiram fazer o mesmo na hora da definição do grid. Abt fez o quinto tempo, se colocando momentaneamente na superpole, mas não conseguiu baixar do 1min04s. Turvey foi péssimo, errou e ficou sem tempo rápido.
Simona ficou na frente dos problemáticos com o 11º lugar geral, enquanto Félix da Costa, após problemas de bateria da Aguri no começo do dia, conseguiu se pôr no sétimo lugar.
Buemi e Di Grassi não decepcionam
Pancada de Piquet é destaque em grupo fraco
Grupo 4 - Nelsinho Piquet, Sam Bird, Mike Conway, Salvador Durán e Robin Frijns
Piquet se apressou para sair logo e não ser atrapalhado na pista do Hermanos Rodríguez. Mas a estratégia acabou por não dar muito certo, porque os freios e pneus frios tiveram um custo. Piquet simplesmente não conseguiu virar na entrada da chicane e teve uma batida bem poderosa na barreira de contenção. Tudo bom com ele, mas preocupante quanto à preparação do carro para a segunda equipe.
"Eu estava tentando encontrar o limite do carro, e acredito que achei", brincou ao voltar aos boxes.
Só que a sujeira da pista fez a sessão parar com bandeira vermelha por alguns minutos.
Depois de mais de dez minutos de paralisação, o grupo foi à pista e não conseguiu grande coisa. Bird não andou muito bem até aqui na Cidade do México, mas mesmo assim foi o mais rápido: 11º colocado.
Frinjs e Conway, que fizeram suas voltas parecendo kartistas, ficaram nas posições 13 e 14, respectivamente. O holandês ainda foi atrapalhado por quem vinha em volta de boxes à sua frente. Durán também não empolgou sua torcida e foi o 15º.
Desta forma, Buemi, Prost, Di Grassi, D'Ambrosio e Abt iam à superpole, enquanto Vergne, Félix da Costa, Duval, Heidfeld e Sarrazin encerravam o top-10.
Buemi erra, Prost e Di Grassi pioram voltas, e D'Ambrosio fica com pole
Superpole
Abt novamente foi à pista para sair deixando uma má impressão. A última vaga da superpole sobrou para ele, mas não mostrou muito com o 1min04s335. Tirando um possível erro, apenas o P5 sobraria para ele. D'Ambrosio apareceu na sequência para mostrar muita força. O 1min03s705 não foi o tempo mais rápido do dia, mas foi melhor que ele havia feito por quase 0s3.
Aliado ao bom desempenho dele, as peças foram começando a se encaixar. Di Grassi passou acima de 1min04, assim como Prost. Com D'Ambrosio tendo garantido a primeira fila, então era a hora de Buemi mostrar quem manda. Ou não. O suíço errou feio, escapou do traçado e ficou sem chances de brigar. Assim como em Punta del Este, pole para D'Ambrosio!
1 | JÉRÔME D'AMBROSIO | BEL | DRAGON | 1:03,705 | 3 | |
2 | NICOLAS PROST | FRA | E.DAMS | 1:04,013 | +0,308 | 3 |
3 | LUCAS DI GRASSI | BRA | AUDI ABT | 1:04,023 | +0,318 | 3 |
4 | DANIEL ABT | ALE | AUDI ABT | 1:04,335 | +0,630 | 3 |
5 | SÉBASTIEN BUEMI | SUI | E.DAMS | 1:05,183 | +1,478 | 3 |
1 | SÉBASTIEN BUEMI | SUI | E.DAMS | 1:03,667 | 4 | |
2 | NICOLAS PROST | FRA | E.DAMS | 1:03,887 | +0,220 | 4 |
3 | LUCAS DI GRASSI | BRA | AUDI ABT | 1:03,990 | +0,323 | 4 |
4 | JÉRÔME D'AMBROSIO | BEL | DRAGON | 1:03,992 | +0,325 | 4 |
5 | DANIEL ABT | ALE | AUDI ABT | 1:04,077 | +0,410 | 4 |
6 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | VIRGIN | 1:04,268 | +0,601 | 4 |
7 | ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA | POR | AGURI | 1:04,371 | +4,371 | 4 |
8 | LOÏC DUVAL | FRA | DRAGON | 1:04,492 | +0,605 | 4 |
9 | NICK HEIDFELD | ALE | MAHINDRA | 1:04,523 | +0,636 | 4 |
10 | STÉPHANE SARRAZIN | FRA | VENTURI | 1:04,583 | +0,696 | 4 |
11 | SAM BIRD | ING | VIRGIN | 1:04,594 | +0,707 | 6 |
12 | SIMONA DE SILVESTRO | SUI | ANDRETTI | 1:04,606 | +0,719 | 4 |
13 | ROBIN FRIJNS | HOL | ANDRETTI | 1:04,959 | +1,292 | 5 |
14 | MIKE CONWAY | ING | VENTURI | 1:05,108 | +1,441 | 6 |
15 | SALVADOR DURÁN | MEX | AGURI | 1:05,452 | +1,785 | 6 |
16 | OLIVER TURVEY | ING | CHINA | 1:06,166 | +2,499 | 4 |
17 | BRUNO SENNA | BRA | MAHINDRA | 1:07,724 | +4,057 | 2 |
18 | NELSINHO PIQUET | BRA | CHINA | 1 |
Fonte: Grande Prêmio
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