sábado, 21 de setembro de 2013

Bruno Senna brilha e conquista pole nos EUA

Astro da Aston Martin foi o mais rápido nos treinos classificatórios no Texas

Ao final de uma acirrada sessão classificatória, na qual todas as três marcas estiveram separadas por apenas sete décimos de segundo, Bruno Senna conquistou neste sábado a pole da classe GTE Pro das 6 Horas do Circuito das Américas, quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance. Bruno foi o segundo piloto a ocupar o cockpit do Vantage nº 99 e melhorou o já ótimo trabalho do parceiro francês Fred Makowiecki, que entregou o modelo da Aston Martin na primeira posição. A sua volta mais rápida das duas de cada piloto que contaram para a média da dupla foi de 2min04s364. No geral, abrindo a dobradinha da Audi, o trio integrado por Tom Kristensen-Loic Duval-Allan McNish foi o mais veloz com o tempo de 1min48s355 estabelecido pelo R18 e-tron quattro da LMP1.

Sem a ameaça da chuva que complicou o trabalho das equipes na véspera, o qualifying reiterou o quadro de intenso equilíbrio entre os carros da Aston Martin, Porsche e Ferrari. Se "Mako" dominou o seu turno com alguma tranquilidade, Bruno precisou se superar para recuperar o P1 provisoriamente perdido para o neozelandês Richie Stanaway, do carro irmão 98 do fabricante inglês. Quando tudo parecia definido, Bruno achou uma volta voadora e recuperou a posição de honra.

No regresso aos boxes, Bruno foi cumprimentado por Makowiecki, que voltou ao campeonato depois de perder a recente etapa em Interlagos por se encontrar testando para a Aston Martin no Japão. "Foi incrível. É muito legal sair na pole pela terceira vez na temporada", lembrou, ressalvando que a ordem de largada pode ter um efeito mais prático para o início da corrida do que para o resultado final. "É melhor sempre largar o máximo possível na frente para evitar o trânsito e o risco de acidentes nas primeiras voltas, principalmente com os carros da categoria Am", explicou.

A prova começará às 15 horas (Brasília). Bruno estreou com vitória em Silverstone, terminou em 2º em Spa-Francorchamps, mas não completou as 24 Horas de Le Mans e as 6 Horas de São Paulo. Já com meia temporada cumprida, sabe que não é possível fazer prognóstico em Austin. "Esta pista é de alta pressão aerodinâmica, condição em que nosso carro costuma se dar bem. Mas, a exemplo do que tem ocorrido ao longo do ano, o desafio será reduzir ao máximo o consumo de combustível e de pneus", lembrou Bruno.

Os tempos médios da GTE Pro nas 6 Horas do Circuito das Américas:

1 - Bruno Senna-Fred Makowiecki, Vantage V8, 2min04s628
2 - Jörg Bergmeister-Patrick Pilet, Porsche 911 RS, 2min04s898
3 - Pedro Lamy-Richie Stanaway-Paul Dalla Lana, Vantage V8, 2min04s919
4 - Toni Vilander-Kamui Kobayashi, Ferrari F458, 2min05s073
5 - Marc Lieb-Richard Lietz, Porsche RS911, 2min05s088
6 - Darren Turner-Oliver Gavin, Vantage V8, 2min05s214
7 - Gianmaria Bruni-Giancarlo Fisichella, Ferrari F458, 2min05s348

Fonte: MF2

Nenhum comentário: