quarta-feira, 15 de maio de 2013

O bom começo de Bruno Senna no WEC

Todo recomeço é difícil. É verdade que Bruno Senna já tinha passado por uma experiência pela Le Mans Series, com um protótipo, em 2009, mas desta vez, essa sua nova aventura pelo endurance é diferente, pois se trata de uma mudança de rumo em sua carreira. Ficou para trás a F1 e abriu-se um novo leque de opções de categorias e corridas.
Como já disse ao Tazio, ele ainda estuda suas alternativas enquanto trabalha no Mundial de Endurance, com um interessante contrato com a equipe oficial da Aston Martin. E esta sua adaptação aos carros de GT vem sendo muito boa.
Foram três provas até o momento: as 12 Horas de Sebring, da ALMS, e as duas etapas do WEC, em Silverstone e Spa. Na primeira, o time teve diversos problemas, mas a participação foi importante para o brasileiro sentir o estilo de corrida, em que ele é constantemente retardatário para os protótipos e vive uma briga muito acirrada com outros carros de sua classe. Depois, vieram a vitória na Inglaterra e o ótimo segundo lugar na Bélgica.
Esses dois resultados foram importantes para a Aston, mas também particularmente para Bruno, pela troca de carros e companheiros. Em Silverstone, ele competiu no Vantage #97 ao lado de Darren Turner e Stefan Mucke. Depois, em Spa, ele foi para o #98, com Frédéric Makowiecki e Rob Bell.
Na segunda prova, a marca inglesa não mostrou a mesma superioridade que teve na primeira, e Senna teve um ótimo desempenho na classificação (a primeira que participou) e o conjunto foi muito bem na corrida, se colocando entre as duas Ferraris, que estavam melhor.
O piloto explicou a esta coluna que a troca na verdade já estava planejada. A ideia já era que ele corresse desde o começo com Makowiecki, mas o carro #98 não ficou pronto a tempo da estreia em Silverstone. Com isso tudo, como teve dois bons com companheiros diferentes, ele é líder isolado no campeonato de pilotos da GT, e vai brigar pelo título assim até o final agora.
Le Mans
Agora, começa a preparação para o momento mais importante da temporada do endurance, as 24 Horas de Le Mans, e o bom momento ajuda Senna. A Aston Martin realizou na última semana no circuito inglês de Snetterton alguns testes privados com um pacote aerodinâmico de baixa pressão aerodinâmica, desenvolvido para a psita de Sarthe. Os primeiros testes em Le Mans acontecem no final de semana de 8 e 9 de junho.
Além disso, o Vantage vai receber algumas atualizações importantes para tentar combater a evolução da Ferrari, especialmente na questão de consumo de combustível, que mandou na estratégia em Spa.
“O carro vai ter algumas evoluções de software, gerenciamento de combustível e controles de tração. Também temos que fazer um banco novo pro carro que eu, o Fred e o Rob vamos usar, porque usamos um banco genérico pra corrida de Spa e o Rob sofreu um pouco”, explicou Senna à coluna MIL MILHAS.
Isso tudo vai ser importante para a Aston Martin, já que Le Mans é uma história diferente do que vimos nas duas primeiras etapas. Todas as equipes levam novidades, as marcas envolvidas na competição têm mais interesse no resultado e investem mais em seus carros, e times que normalmente não competem no Mundial, entram com força, como é o caso dos Corvettes oficiais da Chevrolet.
“Pelo que parece, a competição vai estar muito forte em Le Mans. A corrida em Spa ficou realmente muito acirrada da metade pra frente. Acho que todo mundo começou a mostrar mesmo do que e capaz e deu pra ver as Ferraris com forte performance lá. Além da Ferrari e Porsche, também vem a Corvette Pro que competiu com a gente em Sebring. Eles estavam muito rápidos lá. Vai ser interessante ver como as coisas saem em Le Mans. Mas acho que temos boas chances de pódio e vitória se não tivermos incidentes na corrida”, disse Bruno.
A briga com certeza vai ser dura, como normalmente é na GT. É realmente difícil apontar hoje apenas dois ou três carros favoritos. Por isso, devemos ter uma luta bastante intensa nesta edição de Le Mans nesta classe.
Agora, antes de focar totalmente na prova, Senna parte para algumas atividades de marketing e estará na semana que vem em Mônaco, nos eventos do GP de F1, e depois passa por Espanha e Brasil.

Fonte:Tazio

Nenhum comentário: