terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Marussia revela carro de 2013 e confirma apenas Chilton



A Marussia lançou seu carro para a temporada 2013 logo antes do início do primeiro dia de testes de pré-temporada. A apresentação contou apenas com o britânico Max Chilton, que faz sua estreia na Fórmula 1. Quarto colocado na GP2 ano passado, Chilton ficará a cargo dos testes pela equipe em Jerez, Espanha.
O outro piloto ainda não foi oficialmente confirmado pela equipe, mas tudo indica que será o brasileiro Luiz Razia, vice-campeão da GP2 em 2012 e também estreante.
A Marussia era um dos carros que optou por um bico tão rebaixado que dispensou a necessidade de um degrau em 2012. O MR2 mantém essa tendência e possui ainda pouco detalhamento aerodinâmico. De acordo com a equipe, trata-se de uma evolução do carro do ano passado, “que provou ser o pacote de maior sucesso do time em seus três primeiros anos de competição”.
O carro de 2013 é o primeiro totalmente desenvolvido pelo diretor técnico Pat Symonds usando o CFD juntamente do túnel de vento, uma vez que o projeto inicial da antiga Virgin era apenas usar computadores no processo.  Apesar de ser uma evolução, houve mudanças abaixo da carenagem para acomodar, pela primeira vez, o Kers. O equipamento adotado foi o cedido pela Williams. A Marussia possui, ainda, uma parceria técnica com a McLaren. “Uma área importante para o desenvolvimento aerodinâmico do MR02 foi aumentar a eficiência de refrigeração ao mesmo tempo em que melhorava-se o fluxo de ar na traseira do carro. Isso está claramente evidente no novo sidepod e em um escapamento usando o efeito Coanda de maneira mais agressiva”, explicou o time em comunicado.
De acordo com o chefe da equipe, John Booth, a ausência do Kers nas primeiras três temporadas foi “estratégica” para que o time pudesse focar mais na aerodinâmica. O inglês preferiu não traçar metas para a equipe que terminou 2012 na 11ª posição no campeonato e jamais marcou pontos. “Ainda é cedo dentro de nosso desenvolvimento, mas há muito otimismo dentro da Marussia”, garantiu.

Fonte: TotalRace

*****

Beijinhos,
Ana

Nenhum comentário: