quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Luiz Razia acerta com a Marussia 'no último minuto' e estreia na Fórmula 1


Felipe Massa, da Ferrari, não será o único brasileiro na Fórmula 1 em 2013. Após meses de apreensão e negociações, Luiz Razia garantiu seu lugar no grid. O baiano de 23 anos acertou com a Marussia e fará sua estreia na elite do automobilismo mundial neste ano. Vice-campeão da GP2, ele será companheiro do britânico, também estreante, Max Chilton. Razia mantinha conversas com a Marussia desde o ano passado e havia ficado surpreso com o anúncio de Chilton, acreditando que não teria mais chances. Porém, com a rescisão do contrato de Timo Glock no início de janeiro, o brasileiro voltou a apostar suas fichas no acerto com o time, que é baseado na Inglaterra e comandado por uma montadora russa. O anúncio oficial deverá ser feito no dia 5 de fevereiro, durante apresentação do novo carro, no circuito de Jerez de la Frontera (Espanha). A estreia de Razia está marcada para dia 17 de março, no GP da Austrália, que abre a temporada. Ainda restam vagas na Force India e na Caterham e o brasileiro Bruno Senna está na briga.
- Foi um processo um pouco longo e muito angustiante. Até esse último momento a gente estava sem nada, praticamente. E a gente conseguiu fechar no “último minuto”. O importante é que consegui algo que trabalhava há 11 anos na minha carreira, desde o kart até agora. E realmente é a conquista de um sonho para mim. Vale mais do que qualquer outra coisa – celebrou o piloto, que será o 30º brasileiro na F-1, o primeiro oriundo da Região Nordeste do país.
Das corridas de gaiola aos 12 anos na cidade de Barreiras (Bahia), onde nasceu em abril de 1989, até a F-1, foi um longo caminho. Sua carreira em monopostos começou em 2005, na F-Renault 2.0 Brasil e na Fórmula 3 Sulamericana, categoria pela qual sagrou-se campeão no ano seguinte. Em 2007, o baiano fez boa temporada na Euro 3000, além de algumas participações na World Series. Sua história na GP2 começou em 2008, com a entrada na divisão asiática da categoria. Nos três anos seguintes, fez temporadas discretas por equipes médias. Paralelamente, alimentava o sonho da F-1 ao ao participar de testes de jovens pilotos na VRT (atual Marussia) em 2010 e na Team Lotus (hoje Caterham) em 2011.
Depois de quase ser obrigado a deixar o automobilismo, teve a grande oportunidade da carreira em 2012. Ele entrou na Arden, de Christian Horner, chefe da RBR, bicampeã mundial de pilotos e construtores na F-1. Razia agarrou a chance com unhas e dentes. Fez uma temporada brilhante, com quatro vitórias, e por pouco não faturou o título, que ficou com o italiano Davide Valsecchi. E 2012, o baiano também participou dos testes para novatos pela Force India e STR. Ciente que em tempos de crise econômica mundial, as equipes de F-1 também buscam um suporte financeiro, ele reuniu patrocinadores e conseguiu, enfim, realizar seu grande sonho. Porém, ele lamenta que, para alcançar seu objetivo, não contou com o apoio de investidores nacionais.
- Sempre busquei representar meu país lá fora e levantar a bandeira do Brasil. Mas temos apenas investidores europeus nesse projeto e estamos ainda atrás de uma empresa brasileira para representar. E estamos encontrando muita resistência das empresas o que é frustrante, não acho legal. Nós, pilotos, somos muito cobrados por resultados, mas nunca tive apoio de nenhuma empresa brasileira até aqui. Entramos na F-1 por muito esforço meu, da minha família e do apoio desses parceiros.
A busca por um lugar ao sol não foi fácil. Razia manteve conversas com diversas equipes do grid, como STR, Force India, Caterham e Marussia. A princípio, o baiano lutava por um cockpit em uma equipe do pelotão intermediário. Como a filial da RBR manteve a dupla Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne e a concorrência na Force India era grande, o baiano então apostou suas fichas nos times menores. O objetivo maior era estar no grid da F-1 para, aí sim, começar a construir uma história na categoria máxima do esporte a motor.
Fonte: Globoesporte.com

*****
Bom, uma das vagas já foi decidida. Restam agora, Force India e Caterham. A cada dia que passa a espera se torna mais angustiante. Além de esperança tenho também medo. Medo do acerto com uma equipe de F1 não vir. Medo de que, caso ele vá pro DTM, eu não conseguir acompanhar a sua carreira como eu gostaria. Enfim, são muitas coisas martelando na minha cabeça...
Espero que o desfecho desta verdadeira novela seja bom, tanto para nós, fãs, quanto para o Bruno.
Beijinhos,
Ana



3 comentários:

Rafael Tiago da Silva disse...

vejam isso:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/02/caterham-promove-holandes-giedo-van-der-garde-e-fecha-dupla-de-2013.html

Myn disse...

Obrigada pelo link Rafael, essa noticia nos pegou de surpresa, até então achavamos que a Caterham iria esperar pelo anúncio da Force India, agora é aguardar!
Segundo boatos, é para o anúncio da Force India sair hoje!

Ana Carolina disse...

Dois anúncios no mesmo dia?!?! Acho que não aguento...rsrsrs
Esse anúncio da Caterham me pegou de surpresa. Não esperava mesmo o Giedo por lá. Mas fazer, o quê?!?! Infelizmente não tenho poder de decisão nas equipes de F1 porque se tivesse... Seria bem diferente!! hehehe

Beijinhos,
Ana