sábado, 12 de janeiro de 2013

Bianchi aparece no fim e fica com pole para primeira corrida do Desafio no Beto Carrero. Alonso é 13°


Jules Bianchi voltou a mostrar uma performance forte neste sábado (12) no kartódromo do Beto Carrero, que recebe o Desafio de Kart, e vai largar na pole-position na primeira corrida da competição, que acontece ainda hoje, às 21h45. Ao lado do reserva da Force India está Vitantonio Liuzzi, que liderou os dois treinos livres do fim de semana.  A terceira posição ficou com Sébastien Buemi.
Confira como foi o treino classificatório do Desafio das Estrelas:
Com apenas 15 minutos de duração, o grupo 1 do treino classificatório começou com Pietro Fittipaldi sendo o primeiro piloto a marcar volta rápida. No entanto, foi questão de segundos para que Allam Khodair assumisse a primeira colocação.
A partir daí, aos poucos os tempos começaram a se estabilizar, com Jules Bianchi se consolidando como mais rápido, ao cravar 53s772. Na sequência, aparecia Felipe Nasr, que curiosamente precisou literalmente correr pelo pit-lane para não chegar atrasado para a atividade. Khodair era o terceiro, apenas 0s001 atrás do brasiliense.
Como os pilotos não melhoraram os tempos, avançaram para o top qualifying Bianchi, Nasr, Khodair, Augusto Farfus e Fittipaldi.
No segundo grupo, o primeiro a completar volta foi Nelsinho Piquet, mas o ex-piloto da F1 acabou superado por Sébastien Buemi. Os dois, aliás, entraram em uma emocionante briga pela liderança, que também teve a participação de Lucas Di Grassi.
Enquanto isso, nos boxes, Thiago Camilo pedia ajustes no equipamento, frustrado com o desempenho. Quem também não estava muito satisfeito com o resultado era Enrique Bernoldi, que deu uma boa escapada após quase tocar no próprio Camilo.
Faltando seis minutos para o fim da atividade, Vitantonio Liuzzi mostrou todo o potencial. Depois de dominar os dois treinos livres, o piloto assumiu a primeira colocação do grupo 2 ao bater Piquet por apenas 0s021.
Sem mudanças de posição, passaram para a fase decisiva Liuzzi, Nelsinho, Di Grassi, Buemi e Vitor Meira. Fernando Alonso foi apenas o sétimo – e por isso vai largar em 13º –, enquanto Felipe Massa fechou em oitavo, com o 15º lugar no grid.
Top Qualifying:
Na fase decisiva, os dez mais rápidos foram para a tomada de tempo de forma individual, com pista livre. O primeiro a cravar tempo foi Pietro Fittipaldi, que acabou com 54s582. Na sequência, foi a vez de Vitor Meira. O brasiliense pisou fora do traçado logo na primeira curva, mas mesmo assim conseguiu superar o neto de Emerson em 0s254.
O terceiro a ir a abrir volta foi Augusto Farfus. Ninho, porém, não conseguiu melhorar a marca de Fittipaldi. O mesmo não pode ser dito de Sebastian Buemi, que cravou a pole provisória com 54s318.
Com Allam Khodair subindo para a quarta posição, o treino chegou à metade. Depois, foi a vez de Lucas Di Grassi marcar a volta rápida. O piloto da Audi no Mundial de Endurance cravou o tempo de 54s398, ficando com o terceiro posto. Na sequência, Felipe Nasr. Também representando o Distrito Federal, o piloto da Carlin na GP2 obteve a quarta melhor marca, dividindo momentaneamente a segunda fila com Di Grassi.
A classificação, no entanto, mudou rapidamente. Estando sempre entre os mais rápidos durante todo o fim de semana, Nelsinho Piquet fechou em terceiro, 0s028 atrás de Buemi e derrubando Nasr para a terceira fila. Ou seja, Vitor Meira foi o representante do país mais bem classificado neste oitava edição do Desafio.
Representando a Academia da Ferrari, Jules Bianchi foi o penúltimo piloto a abrir a volta rápida. Mas com o tempo de 54s105, o francês pulverizou o tempo de Buemi, assumindo a pole provisória. Por fim, Liuzzi foi para o tudo o nada na ânsia de desbancar o reserva da Force India. O italiano, porém, ficou com 54s278 e foi obrigado a se contentar com a segunda posição.
Desafio das Estrelas, Penha, Beto Carrero World, grid de largada:


Fonte: Grande Prêmio

Nenhum comentário: