sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Bruno diz que experiência será chave para sucesso de Massa na "amigável e familiar" Williams em 2014

Bruno Senna se mostrou feliz pelo acordo entre Felipe Massa e a Williams para 2014. E congratulou o compatriota por ter conseguido a vaga sem ter de lançar mão de um forte apoio financeiro

 Com a experiência de quem já viveu a Williams por dentro e conhece bem os caminhos em Grove, Bruno Senna viu como um grande mérito de Felipe Massa o acerto com a equipe inglesa para 2014, depois de ter sido dispensado na Ferrari. Senna ainda parabenizou o compatriota pelo acordo, especialmente porque também não foi necessário o acréscimo de um forte apoiador financeiro no negócio. Massa vai substituir Pastor Maldonado no time de Frank Williams.

Bruno ainda não encontrou com Felipe, mas disse que o ex-ferrarista deve se dar muito bem na nova e "amigável" casa a partir do próximo ano. "Ainda não o encontrei depois do anúncio. Mas, primeiro, parabéns para ele, porque hoje em dia não está fácil de achar assento na F1 sem ter de trazer milhões e milhões, o que mostra o mérito dele na categoria, de chegar na Williams sendo contratado pela equipe", disse Senna com exclusividade ao GRANDE PRÊMIO durante um evento de pré-lançamento do game Gran Turismo 6.

"O pessoal da Williams é muito amigável, é um time muito familiar, então acho que ele vai ser muito bem recebido lá logo de cara. Mas com certeza vai ser muito importante para ele entender como é que funciona a dinâmica da equipe. É uma escuderia que não tem os mesmos recursos da Ferrari, de trazer peças, inovações e etc", alertou.

O sobrinho de Ayrton Senna, entretanto, entende que a arma de Massa está na experiência. São anos de F1, os oito só na Ferrari, que vão fazer realmente a diferença no próximo ano e ampliar o leque do brasileiro em termos de desenvolvimento do carro. Bruno, portanto, vê Felipe em enorme vantagem.

"Acho que a primeira coisa que ele vai ter de fazer junto com os engenheiros é usar a experiência dele para otimizar ao máximo o caminho do desenvolvimento. Usar a experiência que ele tem, o conhecimento que ele possui, junto com o Pat Symonds [novo diretor-técnico da esquadra britânica], que é quem vai colocar ordem na casa lá e mostrar qual é e qual não é o bom caminho para o carro. Desde a fase de testes de inverno e também durante o ano, esse desenvolvimento vai ser muito importante", explicou.

Ainda que acompanhando de fora, Senna se mostrou triste com o irregular desempenho da Williams em 2013. E apontou as constantes mudanças dentro da equipe como responsáveis pela falta de consistência do time em termos de resultados. "Na verdade, até o final do ano passado, a gente estava com um plano de desenvolvimento do carro muito bom. Mas eles acabaram se perdendo do ano passado para este. Durante muito tempo do ano insistiram em alguns caminhos que não foram para frente na parte aerodinâmica e sofreram com isso ", disse.


"Com certeza, todas as mudanças que aconteceram nesses últimos três anos na Williams prejudicaram. Muita mudança, não teve continuidade... Agora, com o pessoal botando ordem na casa, se Deus quiser vai ajudar o Felipe a entrar lá e ter um carro mais competitivo, o que vai dar chance para ele", completou.

Por fim, Bruno também fez uma análise da F1 atual. E disse não enxergar um futuro muito empolgante para a categoria-mor se não houver mudanças nos custos. "Acho que a F1 está passando por um momento que é difícil financeiramente. Para a F1 sobreviver em longo prazo, tem de ter mudanças, senão não vai ter jeito de o negócio ir para frente. Ver isso de fora, com o conhecimento que eu tinha do lado de dentro, me deixou um pouco chateado, porque as coisas realmente não mudaram em nada", encerrou.


Fonte: Grande Prêmio 

Nenhum comentário: