sábado, 12 de janeiro de 2013

Liuzzi crava melhor tempo no primeiro treino livre do Desafio de Kart no Beto Carrero. Alonso é quarto

Depois do sorteio dos motores e de um warm-up de apenas dez minutos, os pilotos do Desafio das Estrelas de Kart foram liberados para a primeira atividade desta sexta-feira (11) n pista do parque do Beto Carrero, em Penha. A sessão foi bastante disputada, mas, no fim, quem levou a melhor foi Vitantonio Liuzzi. O italiano fechou o primeiro treino livre, já na noite catarinense, em 54s008, dois milésimos mais rápido que Lucas Di Grassi, o melhor brasileiro na tabela de tempos.

Principal destaque da competição, o bicampeão Fernando Alonso chegou a liderar a sessão, mas completou os trabalhos em quarto, a pouco mais de um décimo de Vitantonio. Dono da bola, Felipe Massa apareceu apenas em décimo.



O primeiro treino livre para a oitava edição do Desafio das Estrelas foi dividida em duas partes. Na primeira, com apenas dez minutos de duração, os pilotos puderam fazer o shakedown do equipamento, além dos primeiros ajustes para o fim de semana.

Nesse curto ensaio, quem se deu melhor foi Sébastien Buemi, que cravou o tempo de 55s092 e superou João Paulo de Oliveira por apenas dois milésimos de segundo.

 No entanto, durante os 40 minutos de treino normal, a marca estabelecida pelo reserva da Red Bull foi facilmente pulverizada. Após os pilotos se alternarem na liderança do treino nos momentos iniciais, Lucas Di Grassi assumiu a primeira colocação ao cravar a marca de 54s331. Na sequencia, Antonio Pizzonia e Jules Bianchi travavam um bom duelo pela segunda posição.

Enquanto isso, quem começou a surgir como ameaça foi Augusto Farfus, o primeiro brasileiro a vencer no DTM. ‘Ninho’, como é chamado pela esposa, primeiro pulou para o segundo posto, com apenas 0s001 de desvantagem para Di Grassi e, em seguida, assumiu a ponta com uma vantagem de 0s141.

O paranaense, por sua vez, conseguiu se manter na liderança por algum tempo, mas logo foi ameaçado tanto por Jules Bianchi quanto por Leonardo Nienkötter, o único representante do estado de Santa Catarina na pista. Quem também apertou o ritmo foi Di Grassi. O piloto da Audi no WEC marcou 54s178, desbancando Farfus por apenas 0s012.

Na sequência, o paulista viu o domínio acabar tão logo Fernando Alonso assumiu a primeira posição por míseros 0s031. Com isso, Di Grassi caiu para segundo, seguido por Farfus, Bianchi e Nienkötter.

Nos giros seguintes, o espanhol mostrou que além de contar com um carro rápido, ainda era consistente. Mesmo assim, ele não foi páreo para Jules Bianchi, da Academia da Ferrari, que tomou a primeira posição por 0s111. Aliás, mesmo tendo assumido a primeira posição, o francês não se deu por satisfeito, continuando a marcar voltas rápidas.

A classificação só voltou a mudar faltando menos de dois minutos para o fim, quando Vitantonio Liuzzi, o pole-position do evento de 2012, cravou o tempo de 54s008, superando Lucas Di Grass – outro a completar uma volta voadora nos instantes derradeiros – por apenas 0s002.
Assim, Bianchi terminou em terceiro, seguido por Alonso e por Nelsinho Piquet. Anfitrião, Felipe Massa foi o décimo colocado.


 
Fonte: Grande Prêmio

Nenhum comentário: