sexta-feira, 12 de março de 2010

Podemos melhorar cerca de 5s

A história de superação da Hispania ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira, no Bahrein. A equipe, que não havia realizado sequer um shakedown antes de enviar todos os equipamentos para o palco da abertura do Mundial de 2010, conseguiu completar mais de 20 voltas e o carro guiado por Bruno Senna não apresentou problemas sérios.

Feliz pela estreia, o brasileiro destaca que a escuderia espanhola se limitou apenas a fazer o carro andar nos treinos de hoje, e que questões como performance e acerto só serão analisadas no sábado.

Para Senna, que fez o último tempo, mais de 11s atrás de Nico Rosberg, líder da sessão, ainda é possível evoluir 5s já ao longo deste fim de semana.

Confira os principais trechos da entrevista com o piloto:

Percepções após a estreia

"Tivemos um começo bem satisfatório dentro das condições às quais fomos apresentados. O carro não teve nenhum problema fatal, nenhum problema muito sério que não permitisse que a gente fizesse nosso plano... Conseguimos atingir a maior parte do plano que a gente tinha de voltas. Não conseguimos fazer trabalho de acerto porque o [intervalo] tempo entre um treino e outro foi muito curto para que fizéssemos isso, tínhamos que fazer outras coisas mais importantes para garantir que o carro iria andar durante o treino. Trabalhamos bem por um lado, conseguimos atingir bons resultados, mas por outro lado, precisamos focar na performance."

Problemas o carro de Karun Chandhok

"Deu muito, muito trabalho para conseguir fazer o carro ficar pronto agora. Infelizmente, o carro do Karun não teve a mesma sorte, pois ele teve alguns problemas que não aconteceram no meu carro. Foi uma perda para a gente, em termos de informação sobre o carro, mas espero que amanhã isso seja solucionado."

Margem de evolução da Hispania

"Eu imagino que [melhorar] 5s não seja uma marca difícil de atingir, porque a gente está com um acerto sem trabalho nenhum, o carro não está trabalhando os pneus direito, aerodinamicamente o carro não está certo ainda, temos alguns problemas com a resposta do acelerador, o motor não está trabalhando em potência máxima, também... Todas estas coisas fazem uma grande diferença. Imagino que a gente tenha uma performance muito melhor amanhã e que talvez a gente comece a atrapalhar menos na pista [risos]."

A possibilidade de ficar de fora do GP

"O risco existe. A equipe ainda não tem, em termos de estrutura, peças sobressalentes para o caso de alguma coisa muito grande quebrar, então o risco existe, mas acredito que estaremos na corrida e será uma grande prova de fogo para o carro. Aqui está muito quente. Será um grande sucesso se conseguirmos terminar a corrida."

A adaptação

"Não está sendo muito fácil. Não só tenho que aprender meu carro como tenho que aprender a parte nova da pista, que não é muito fácil e é bem difícil de enxergar, então meu olho está trabalhando em lugares demais. Mas meu engenheiro está tentando ao máximo falar comigo quando vem algum carro e às vezes a gente acaba atrapalhando alguém, mas acho que amanhã, conforme o tempo [de volta] melhorar, teremos menos deste tipo de problema."

"Foi tudo muito positivo. Acho que todo mundo reconhece que é um grande acontecimento a equipe conseguir chegar nestas condições e andar aqui, sem o carro ter nenhum problema grave... Tivemos muito sucesso hoje. O carro está andando, e a grande vitória do fim de semana, para a gente, seria terminar a corrida, mas ainda falta muito para isso."

As reações do carro

"O carro parece em ordem, não tem nenhum comportamento estranho, é um carro agradável de pilotar sem acerto, então com acerto conseguiremos tirar mais performance dele. Mas muitas coisas eletrônicas precisam ser solucionadas, bem como alguns problemas mecânicos. Mas não há nada de anormal."

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