Brasileiros confirmados na categoria de carros elétricos da FIA participam da primeira avaliação dos carros, em Donington Park: "É diferente de tudo o que já pilotei"
Os novos carros da Fórmula E, nova categoria de carros
elétricos chancelado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), foram
à pista pela primeira vez nesta semana, na Inglaterra. Em uma quarta-feira
chuvosa, os sete competidores confirmados no campeonato e outros pilotos em
avaliação já fizeram um “shakedown” no famoso circuito britânico de Donington
Park. Dentre eles, dois brasileiros que já confirmaram presença na competição:
Bruno Senna, que defenderá a equipe Mahindra Racing, e Lucas di Grassi,
que
guiará pela Abt. O som diferente dos bólidos chamou a atenção dos
compatriotas. Bruno comentou o assunto, enquanto Di Grassi postou um
vídeo em sua conta no Instagram (confira).
- Andei cerca de 100 quilômetros e completamos praticamente
todo o programa previsto. O carro é muito interessante e diferente de tudo o
que já pilotei, mas gostei bastante. Só estranhei um pouco a falta de ruído do
motor elétrico. O pouco que faz de barulho é abafado pelo vento. Por isso, tive
de ficar atento ao painel para não errar as trocas de marcha – contou Bruno
Senna.
Além dos brasileiros (que conciliarão a Fórmula E com o Mundial de
Endurance), também participaram da atividade Daniel Abt (Abt),
Sam Bird e Jaime Alguersuari (Virgin Racing), Karun Chandock (Mahindra
Racing)
e Franck Montagny (Andretti Autosport). Na sessão, o
principal objetivo não era anotar os melhores tempos, mas sim verificar
os
sistemas dos carros e fazer avaliações iniciais de configurações e
ajustes dos
modelos. Todos os carros que foram para a pista andaram no modo de
corrida, com
a potência do motor limitada a 180 cavalos – nos treinos
classificatórios esse
número subirá para 270. O primeiro dia de testes será realizado dia 4 de
julho,
no mesmo autódromo. A etapa de abertura será dia 13 de setembro, em
circuito montado nas ruas de Pequim, capital da China.
A nova categoria tem como objetivo promover interesse e
investimento no automobilismo sustentável. Os carros elétricos possuem taxa
zero de emissão de carbono e podem alcançar até 220 km/h. Os carros foram
desenhados e construídos pela Spark Racing Technology. Duas grandes equipes da
Fórmula 1 apoiam o projeto: a McLaren fornece o motor elétrico, a transmissão e
o sistema eletrônico do bólido, enquanto a Williams desenvolveu o sistema de
armazenamento de energia. O chassi do carro ficou por conta da Dallara e o
câmbio foi produzido pela Hewland. Os pneus serão da Michelin.
Confira o calendário completo da Fórmula E:
13 de setembro - Pequim (China)
18 de outubro - Putrajaya (Malásia)
13 de dezembro - Punta del Este (Uruguai)
10 de janeiro - Buenos Aires (Argentina)
14 de fevereiro - indefinido
14 de março - Miami (EUA)
4 de abril - Los Angeles (EUA)
9 de maio - Monte Carlo (Mônaco)
30 de maio - Berlim (Alemanha)
27 de junho - Londres (Inglaterra)
18 de outubro - Putrajaya (Malásia)
13 de dezembro - Punta del Este (Uruguai)
10 de janeiro - Buenos Aires (Argentina)
14 de fevereiro - indefinido
14 de março - Miami (EUA)
4 de abril - Los Angeles (EUA)
9 de maio - Monte Carlo (Mônaco)
30 de maio - Berlim (Alemanha)
27 de junho - Londres (Inglaterra)
Fonte: Globo Esporte
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