Ao final de uma acirrada sessão classificatória, na qual todas as três
marcas estiveram separadas por apenas sete décimos de segundo, Bruno
Senna conquistou neste sábado a pole da classe GTE Pro das 6 Horas do
Circuito das Américas, quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance.
Bruno foi o segundo piloto a ocupar o cockpit do Vantage nº 99 e
melhorou o já ótimo trabalho do parceiro francês Fred Makowiecki, que
entregou o modelo da Aston Martin na primeira posição. A sua volta mais
rápida das duas de cada piloto que contaram para a média da dupla foi de
2min04s364. No geral, abrindo a dobradinha da Audi, o trio integrado
por Tom Kristensen-Loic Duval-Allan McNish foi o mais veloz com o tempo
de 1min48s355 estabelecido pelo R18 e-tron quattro da LMP1.
Sem a ameaça da chuva que complicou o trabalho das equipes na véspera, o qualifying reiterou o quadro de intenso equilíbrio entre os carros da Aston Martin, Porsche e Ferrari. Se "Mako" dominou o seu turno com alguma tranquilidade, Bruno precisou se superar para recuperar o P1 provisoriamente perdido para o neozelandês Richie Stanaway, do carro irmão 98 do fabricante inglês. Quando tudo parecia definido, Bruno achou uma volta voadora e recuperou a posição de honra.
No regresso aos boxes, Bruno foi cumprimentado por Makowiecki, que voltou ao campeonato depois de perder a recente etapa em Interlagos por se encontrar testando para a Aston Martin no Japão. "Foi incrível. É muito legal sair na pole pela terceira vez na temporada", lembrou, ressalvando que a ordem de largada pode ter um efeito mais prático para o início da corrida do que para o resultado final. "É melhor sempre largar o máximo possível na frente para evitar o trânsito e o risco de acidentes nas primeiras voltas, principalmente com os carros da categoria Am", explicou.
A prova começará às 15 horas (Brasília). Bruno estreou com vitória em Silverstone, terminou em 2º em Spa-Francorchamps, mas não completou as 24 Horas de Le Mans e as 6 Horas de São Paulo. Já com meia temporada cumprida, sabe que não é possível fazer prognóstico em Austin. "Esta pista é de alta pressão aerodinâmica, condição em que nosso carro costuma se dar bem. Mas, a exemplo do que tem ocorrido ao longo do ano, o desafio será reduzir ao máximo o consumo de combustível e de pneus", lembrou Bruno.
Os tempos médios da GTE Pro nas 6 Horas do Circuito das Américas:
1 - Bruno Senna-Fred Makowiecki, Vantage V8, 2min04s628
2 - Jörg Bergmeister-Patrick Pilet, Porsche 911 RS, 2min04s898
3 - Pedro Lamy-Richie Stanaway-Paul Dalla Lana, Vantage V8, 2min04s919
4 - Toni Vilander-Kamui Kobayashi, Ferrari F458, 2min05s073
5 - Marc Lieb-Richard Lietz, Porsche RS911, 2min05s088
6 - Darren Turner-Oliver Gavin, Vantage V8, 2min05s214
7 - Gianmaria Bruni-Giancarlo Fisichella, Ferrari F458, 2min05s348
Sem a ameaça da chuva que complicou o trabalho das equipes na véspera, o qualifying reiterou o quadro de intenso equilíbrio entre os carros da Aston Martin, Porsche e Ferrari. Se "Mako" dominou o seu turno com alguma tranquilidade, Bruno precisou se superar para recuperar o P1 provisoriamente perdido para o neozelandês Richie Stanaway, do carro irmão 98 do fabricante inglês. Quando tudo parecia definido, Bruno achou uma volta voadora e recuperou a posição de honra.
No regresso aos boxes, Bruno foi cumprimentado por Makowiecki, que voltou ao campeonato depois de perder a recente etapa em Interlagos por se encontrar testando para a Aston Martin no Japão. "Foi incrível. É muito legal sair na pole pela terceira vez na temporada", lembrou, ressalvando que a ordem de largada pode ter um efeito mais prático para o início da corrida do que para o resultado final. "É melhor sempre largar o máximo possível na frente para evitar o trânsito e o risco de acidentes nas primeiras voltas, principalmente com os carros da categoria Am", explicou.
A prova começará às 15 horas (Brasília). Bruno estreou com vitória em Silverstone, terminou em 2º em Spa-Francorchamps, mas não completou as 24 Horas de Le Mans e as 6 Horas de São Paulo. Já com meia temporada cumprida, sabe que não é possível fazer prognóstico em Austin. "Esta pista é de alta pressão aerodinâmica, condição em que nosso carro costuma se dar bem. Mas, a exemplo do que tem ocorrido ao longo do ano, o desafio será reduzir ao máximo o consumo de combustível e de pneus", lembrou Bruno.
Os tempos médios da GTE Pro nas 6 Horas do Circuito das Américas:
1 - Bruno Senna-Fred Makowiecki, Vantage V8, 2min04s628
2 - Jörg Bergmeister-Patrick Pilet, Porsche 911 RS, 2min04s898
3 - Pedro Lamy-Richie Stanaway-Paul Dalla Lana, Vantage V8, 2min04s919
4 - Toni Vilander-Kamui Kobayashi, Ferrari F458, 2min05s073
5 - Marc Lieb-Richard Lietz, Porsche RS911, 2min05s088
6 - Darren Turner-Oliver Gavin, Vantage V8, 2min05s214
7 - Gianmaria Bruni-Giancarlo Fisichella, Ferrari F458, 2min05s348
Fonte: MF2
Nenhum comentário:
Postar um comentário