sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Hamilton fecha sexta com melhor tempo em Interlagos. Na briga pelo tri, Vettel é mais rápido que Alonso

No palco onde acontecerá a decisão do título mundial da temporada 2012 da F1, Sebastian Vettel e Fernando Alonso, os dois candidatos ao tri, são os protagonistas. Mas há um coadjuvante de luxo, que começou roubando a cena no fim de semana. Lewis Hamilton liderou os dois treinos livres iniciais do GP do Brasil, nesta sexta-feira (23), em Interlagos. Dono do melhor tempo do dia, o britânico — que poderia estar lutando pelo título se não fosse pelo imenso azar ao longo do ano —, mostrou que a fase é das melhores e que pode fechar a temporada de despedida da McLaren com uma vitória.
Sebastian Vettel fechou as duas sessões de treinos livres em segundo, num filme semelhante ao ocorrido na corrida de Austin, na semana passada. A julgar pelo desempenho neste início de fim de semana, o alemão pinta como grande favorito ao tri no domingo. Até mesmo porque Fernando Alonso não parece ter ritmo suficiente para se aproximar da Red Bull em Interlagos.
O asturiano fechou a tarde desta sexta-feira, marcada pelo forte calor em Interlagos, com o quinto melhor tempo, apenas. Fernando ficou até mesmo atrás de Felipe Massa, quarto colocado, e de Mark Webber, terceiro. Não parece ter sido um início de GP do Brasil dos mais promissores para o espanhol.
Quem se destacou durante as atividades de pista em São Paulo nesta tarde foi a Mercedes, que posicionou Michael Schumacher — que fez seu último treino livre 2 na F1 — e Nico Rosberg em sexto e sétimo, respectivamente. Jenson Button, bem longe de ter o mesmo desempenho de Hamilton, foi o oitavo, enquanto Romain Grosjean e Paul di Resta fecharam o top-10. Bruno Senna terminou a tarde em 13º, quatro posições à frente do companheiro de equipe, Pastor Maldonado.
Saiba como foi o segundo treino livre do GP do Brasil
O segundo treino do GP do Brasil de F1 começou bastante movimentado na ensolarada tarde desta sexta-feira em Interlagos. O calor foi muito forte, com temperatura ambiente em 32ºC, e o asfalto com 48ºC. Fatores que certamente influenciariam no comportamento dos pneus duros e médios fornecidos pela Pirelli. As novidades do treino da tarde ficaram por conta da presença dos titulares de Williams e Caterham, Bruno Senna e Vitaly Petrov, respectivamente.
Com exceção dos carros da HRT, todos os outros deixaram os boxes logo nos primeiros minutos de sessão, que foi acompanhada por Rubens Barrichello, que deu as caras pela primeira vez neste fim de semana em Interlagos.
Na pista, o início do treino foi novamente marcado pelo grande equilíbrio de forças e, diferente do que aconteceu pela manhã, a Ferrari de Fernando Alonso ficou mais próxima da Red Bull de Sebastian Vettel e da McLaren de Jenson Button. Lewis Hamilton era o quarto. Bem perto do tricampeonato, o alemão da Red Bull marcou 1min15s226, melhor tempo após 20 minutos de sessão em São Paulo.
Felipe Massa dava sequência a um fim de semana que parece ser muito promissor na temporada que marcou sua reação na F1. Correndo em casa, o piloto da Ferrari vinha em quinto, quatro posições à frente de Bruno Senna que, conforme informou o Grande Prêmio, não fica na Williams para 2013.
Como é de praxe nos segundos treinos livres, coube a Jean-Éric Vergne fazer primeiro a avaliação dos pneus médios. Os ponteiros, no entanto, ainda permaneceram mais um tempo na pista usando os compostos duros antes de calçarem seus carros com os pneus mais rápidos.
Após a primeira meia hora de treino, Vettel seguia líder, 0s030 mais rápido que Button. Alonso era o terceiro, seguido por Webber, Rosberg — aparecendo bem pela primeira vez no fim de semana — e Lewis Hamilton, em sexto. Só que, pouco tempo depois, Alonso mostrou a força da Ferrari em Interlagos.
O asturiano, ainda usando pneus duros, cravou 1min15s150 e subiu para a ponta do treino, relegando Vettel ao terceiro posto. Entre eles, se posicionou Romain Grosjean, que fez sua marca — 1min15s182 — com pneus médios. Duas voltas depois, o franco-suíço fez ainda melhor e anotou 1min14s994, pulando para a liderança provisória do treino em Interlagos. Contudo, seu tempo era bem inferior ao 1min14s132 estabelecido por Hamilton pela manhã.
Aí o treino finalmente entrou em sua segunda fase, com os pilotos todos fazendo uso, finalmente, dos pneus médios. E foi exatamente com os compostos com as laterais pintadas em branco que Nico Rosberg pulou para a ponta. Eis o tempo do alemão, que está louco para deixar para trás o inconstante W03: 1min14s822. Só que o piloto da Mercedes foi batido em seguida por Felipe Massa, 0s269 mais rápido.
Só que Hamilton, provando ter um carro dos mais equilibrados no circuito paulistano. Durante seu stint com pneus médios, o britânico marcou 1min14s026 — melhor tempo do fim de semana naquele momento — e subiu de oitavo para líder de um treino em que os pilotos exigiam seus pneus ao máximo, dando várias ‘fritadas’, até por conta do asfalto, muito mais escorregadio devido ao grande calor no asfalto de Interlagos.
No único duelo que vale neste fim de semana, Alonso era o quarto colocado após ter feito seu tempo com pneus médios. Vettel, por sua vez, seguia parado nos boxes e tinha o décimo melhor tempo, registrado com compostos duros, após 58 minutos de treino. Webber, ao contrário do seu companheiro de Red Bull, deixou os boxes para fazer um stint com pneus médios, alcançando o segundo melhor tempo.
Vettel só fez sua primeira volta com pneus médios no início do último terço do treino em Interlagos. O alemão fez uma volta quase perfeita, sem erros e anotou 1min14s300, subindo de imediato para segundo, atrás apenas de Hamilton, como aconteceu no treino livre. Alonso, por sua vez, não conseguia sequer melhorar sua posição, seguindo em quinto, até mesmo atrás de Massa. Bruno Senna, por sua vez, era o 13º, andando melhor que Maldonado, 17º.
Assim como aconteceu no treino da manhã, os pilotos reservaram os minutos finais para a simulação de corrida, mas usando pneus médios. Dentre os 24 pilotos do grid, apenas um ficiy de fora da última parte da sessão: Charles Pic — futuro piloto da Caterham, mas ainda na Marussia —, que parou na grama por problemas em seu MR-01.

Fonte: Grande Prêmio

*****

Beijinhos,
Ana

Nenhum comentário: