domingo, 4 de abril de 2010

Vettel lidera 1-2 da Red Bull e Massa lidera Mundial

O alemão se valeu de uma ótima largada, pulando de terceiro para a ponta, e imprimiu um ritmo forte até o fim, superando Mark Webber em 4s8 e liderando a dobradinha da Red Bull.

Nico Rosberg, sem ser incomodado em nenhum momento, completou o pódio, enquanto seu parceiro na Mercedes, Michael Schumacher, abandonou na décima passagem. Robert Kubica manteve a ótima fase com a Renault ao ser quarto.

Em uma corrida bastante combativa, Adrian Sutil superou a McLaren de Lewis Hamilton e colocou a Force India em quinto. Ao campeão de 2008, restou a sexta colocação na classificação final.

Felipe Massa colocou a única Ferrari em sétimo e assumiu a liderança do campeonato, com Jenson Button (McLaren), Jaime Alguersuari (Toro Rosso) e Nico Hulkenberg (Williams) completando a zona de pontuação.

Entre os outros brasileiros, todos completaram a corrida: Rubens Barrichello colocou a Williams em 12º, Lucas di Grassi foi um honroso 14º, mesmo com o tanque errado da Virgin, enquanto Bruno Senna completou a prova em 16º, quatro voltas atrás.

A corrida em detalhes:

Na largada, Vettel pulou para a ponta, enquanto Barrichello ficou parado no grid, conseguindo sair depois de alguns segundos. No fundão, Hamilton, Massa e Alonso davam show, engolindo todos os concorrentes mais fracos.

Enquanto Vettel abria 1s2 para Webber após cinco voltas, Hamilton subia para décimo; já Massa e Alonso ficavam presos atrás de Buemi, 13°. Na parte dos abandonos, Glock rodava após três voltas, enquanto De La Rosa sequer largou: parou na curva 3 durante a volta de aquecimento.

Após dez voltas, Button fez uma parada antecipada para colocar pneus duros, enquanto Schumacher abandonava com uma porca quebrada na roda traseira e Hamilton sofria uma advertência por ter bloqueado Petrov diversas vezes na reta dos boxes.

Ao contrário do que todos previam, a chuva passava longe do autódromo. Isso fez com que os dois carros da Red Bull abrissem 11 segundos para Rosberg, que fazia sua parada na 22ª volta. Vettel decidiu parar na seguinte. Webber fez o mesmo na 24ª passagem, mas teve problemas com a roda dianteira direita.

Na 27ª passagem, Massa foi o primeiro a entrar, colocando pneus moles, enquanto Alonso seguia firme na pista. Depois de três voltas, Hamilton fez sua parada. Lá na frente, Vettel abria quase seis segundos para Webber.

Depois de 37 voltas, foi a vez de Alonso parar e colocar pneus moles, se aproximando de Button e Massa, que duelavam pelo sétimo posto, enquanto Vettel seguia administrando a diferença, 3s4 à frente de Webber, com problemas de trepidação no pedal do acelerador.

A 13 voltas do fim, Massa engoliu Button, jogando o problema para Alonso e pulando para sétimo, recebendo elogios do engenheiro: "Good boy, beautiful". O espanhol, por sua vez, não conseguiu passar o atual campeão mundial, e viu seu motor lançar a duas voltas do fim.

Com o resultado, Massa assumiu a liderança do campeonato _algo que não acontecia com um brasileiro desde o GP da França de 2008_ com 39 pontos, dois a mais que Alonso e Vettel, empatados em 37. A quarta etapa da temporada acontece em 15 dias: o GP da China, em Xangai.

Final:

1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 56 voltas em 1h33min48s412
2°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 4s849
3°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 13s504
4°. Robert Kubica (POL/Renault), a 18s589
5°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 21s059
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 23s471
7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 27s068
8°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 37s918
9°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1min10s602
10°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1min13s399
11°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1min18s938
12°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
13°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2 voltas
14°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 3 voltas
15°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
16°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 4 voltas
17°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 5 voltas

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