SÃO PAULO - Já sem chances de conquistar o título, consequência dos
abandonos em Le Mans e Interlagos, Bruno Senna e seus companheiros no
Vantage nº 99 podem ser os fieis da balança na decisão da classe GTE Pro
do Mundial de Endurance. O campeonato organizado pela FIA chega à 8ª e
última etapa no fim de semana com as 6 Horas do Bahrein e as três marcas
- Aston Martin, Ferrari e Porsche - continuam no páreo, da mesma forma
que os pilotos oficiais de cada uma - Stefan Mücke-Darren Turner,
Giancarlo Fisichella-Gianmaria Bruni e Richard Lietz-Marc Lieb. Ocupando
a quarta colocação de forma isolada, Bruno - que repetirá a formação da
China com o neozelandês Richie Stanaway e o português Pedro Lamy - pode
até terminar como vice em seu ano de estreia no calendário de corridas
de longa duração, mas depende de uma improvável combinação de
resultados.
Bruno chegou ontem ao Bahrein e nesta quarta-feira
foi fazer o habitual reconhecimento do circuito de Sakhir. Com três
vitórias (uma na divisão GTE Am) e dois segundos lugares, sabe que a
Aston Martin está obcecada com a possibilidade de levantar os dois
torneios para coroar a comemoração de seu centenário. E não foge da
responsabilidade. "Vim aqui para marcar o maior número de pontos
possível. O ideal seria ganhar e fazer a dobradinha com o Turner e o
Mücke, mas todos tem chances de vencer", afirmou, lembrando que a
Ferrari dominou a prova em 2012.
Como se tornou marca registrada
da categoria, a corrida deverá ser pautada pelo equilíbrio desde a
sessão classificatória desta sexta-feira - a largada, no sábado, está
prevista para as 10 horas (Brasília). As equipes oficiais estão
totalmente concentradas na decisão e não mediram esforços para alcançar
os objetivos. A Ferrari, por exemplo, mudou as duplas para ampliar as
chances. No deserto barenita, Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni se
separarão e dividirão o cockpit, respectivamente, com Kamui Kobayashi e
Toni Vilander. "Ficou ainda mais difícil para nós. Eles vão vir com
tudo", afirmou Bruno, ao tomar conhecimento das novidades no time
italiano.
A Porsche, que chegou a liderar o campeonato e agora
ocupa a terceira posição, também se reforçou para a batalha final. O
modelo 911 RSR correrá com a evolução projetada para a próxima
temporada. "Eles estão trabalhando muito forte na traseira do carro",
disse Bruno. "Como o regulamento permite, vieram testar o carro aqui
antes da etapa de Xangai", lembrou o piloto brasileiro, dono de quatro
poles até aqui.
Entre os pilotos, o alemão Mücke e o inglês
Turner encabeçam a classificação com 125 pontos, contra 120 dos
italianos Fisichella e Bruni e 110 do alemão Lieb e do austríaco Lietz.
Bruno soma 94. No campeonato de equipes, que considera somente o melhor
resultado de cada marca nas etapas, a Aston Martin lidera com 128,5,
enquanto a Ferrari vem em segundo com 120 e a Porsche está em terceiro
com 113.
Fonte: MF2
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