Force India, Caterham e Marussia ainda possuem cockpits disponíveis. Brasileiros têm concorrência de Kobayashi, Bianchi, Petrov, dentre outros
A temporada da Fórmula 1 começa com o GP da Austrália, 17 de março. Os
novos carros serão lançados a partir do fim de janeiro e os testes de
pré-temporada iniciam 5 de fevereiro, já o grid de pilotos... Esse
continua indefinido. Com a rescisão da Marussia com Timo Glock
nesta semana, mais um cockpit está disponível. Existem quatro
inscrições que ainda não foram preenchidas pelas equipes: além da vaga
na Marussia, há outra na Caterham e duas na Force India, sendo que só uma reviravolta tiraria uma delas do escocês Paul di Resta, que possui contrato em vigor.
A briga pelos últimos cockpits conta com dois brasileiros. Bruno Senna
e Luiz Razia lutam para não deixar Felipe Massa (Ferrari) como único
representante do país. Ma há outros nomes fortes na disputa, como Jules
Bianchi, Adrian Sutil, Vitaly Petrov, Heikki Kovalainen e Kamui Kobayashi. E outros que correm por fora, como Jaime Alguersuari, Narain Karthikeyan
e Davide Valsecchi. Em tempos de crise econômica mundial, a realidade
da F-1 é que só talento não basta. Em busca de um lugar ao sol, é
preciso também patrocinadores para levar um aporte financeiro às
equipes.
A dupla verde e amarela já manteve conversas com as três escuderias com
assentos disponíveis. Substituído por Valtteri Bottas na Williams em
2013, o sobrinho de Ayrton Senna tem a seu favor a experiência de ter
disputado uma temporada completa pelo time inglês, outra quase completa
pela HRT em 2010 e ainda ter corrido algumas etapas na Lotus a partir do
meio de 2012. Além disso, o paulista de 28 anos conta com um sobrenome
de peso, que atrai empresas interessadas em patrocina-lo. Caso fique
fora, o DTM (campeonato alemão de turismo) é uma opção estudada. Já
Razia vem de uma ótima temporada na GP2. Com belas exibições, sagrou-se
vice-campeão da principal categoria de acesso à F-1. Ligado nas
exigências do mercado, o baiano de 23 anos conseguiu reunir apoio
financeiro de algumas empresas nacionais e luta de forma incessante para
alcançar o sonho de chegar ao topo do automobilismo
Vencedor do Kart das Estrelas, Jules Bianchi é favorito na Force India
A vaga na Force India - mais forte entre as três equipes - é a mais
cobiçada. Esta, porém, é a escuderia em que Bruno e Razia estão menos
cotados. O favoritismo é do francês Jules Bianchi, campeão do Kart das
Estrelas promovido por Massa em Santa Catarina no início do ano. Reserva
do time indiano em 2012, o jovem de 23 anos também faz parte da
Academia de Pilotos da Ferrari. Outro bem cotado é o alemão Adrian
Sutil. O piloto de 30 anos se afastou da F-1 em 2012 após ser condenado a
18 meses de prisão em liberdade condicional por de agredir um executivo
da Lotus no ano anterior.
Concorrência grande na Caterham; Bruno Senna forte
Na Caterham, muitos são os candidatos para fazer dupla com o francês
Charles Pic, contratado neste ano. Bruno tem chances relevantes. Razia,
que testou no time anglo-malaio em 2011, também está no páreo. Na briga,
também estão a dupla de 2012. Petrov assegurou o apoio financeiro de
uma petroquímica russa e mantém esperanças. Porém, a retirada das
imagens dos patrocinadores do piloto do site oficial da equipe é um mau
sinal para o russo. Já Kovalainen, apesar da experiência de quem já
guiou pela McLaren e venceu um GP, não está muito esperançoso. Quem pode
pintar é Giedo van der Garde. O holandês de 27 anos é piloto de testes
da escuderia e fez uma boa temporada na GP2 no ano passado.
Luiz Razia aposta suas fichas na Marussia
A Marussia, que parecia estar com a dupla fechada para 2013, rescindiu
com Glock e voltou ao cenário. E é justamente nela que Razia aposta mais
suas fichas. Bruno também conversou com a equipe e é uma opção. Um nome
que surgiu com força nesta semana foi o de Petrov. O piloto é russo e a
equipe inglesa é financiada por uma montadora de seu país. Além disso,
com o do GP da Rússia marcado para estrear em 2014, a presença de Petrov
seria uma boa jogada comercial. Porém, o empresário do piloto disse
recentemente que o rumor não se passa de especulação. Quem realmente
conversou com o time é o japonês Kamui Kobayashi, um dos queridinhos da
torcida brasileira. Dispensado pela Sauber, Koba fez uma “vaquinha”
online para arrecadar fundos e conseguir um lugar no grid. Depois de não
ter sucesso nas negociações com a Lotus, chegou a desistir de buscar um
lugar na F-1, mas com a reabertura da vaga na Marussia, voltou a
alimentar esperanças.Ainda há outros pilotos correndo por fora na briga. Ex-piloto da STR, Alguersuari ainda tem esperanças de estar na F-1. O espanhol de apenas 22 anos foi piloto de testes da Pirelli no ano passado e pode continuar na função, caso fique fora do grid. O italiano Valsecchi tenta não interromper a “tradição” de o campeão da GP2 subir para a F-1 no ano seguinte. A categoria já promoveu os vencedores Lewis Hamilton, Romain Grosjean, Timo Glock, Nico Hulkenberg e Pastor Maldonado. A exceção foi Giorgio Pantando. Além deles, há também o indiano Karthikeyan, que tenta não ficar a pé após o fim da HRT.
Fonte: GE
O jeito é esperar o ver no que vai dar!
Gostaria muito que o Bruno, o Heikki e o Kobayashi ficassem ;)
Bjs Myn
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